O Dairy Farmers of America (DFA), que representa cerca de 30% dos produtores de leite dos EUA, revelou que suas vendas totais em 2018 haviam caído cerca de US$ 1,1 bilhão em comparação com o ano anterior. A organização atribui a queda nas vendas líquidas a uma redução de US$ 1,45 no preço médio do leite em relação ao ano anterior. A queda também pode apontar para o aumento da oferta produtos alternativos ao leite, como bebidas de aveia, soja, amêndoas, entre outros.
Opções como bebidas de amêndoa, soja, arroz, coco e cânhamo estão começando a exigir mais e mais espaço nas prateleiras das mercearias, à medida que os consumidores adotam cada vez mais novos sabores e dietas veganas.
As vendas de bebidas de amêndoas e outras fontes vegetais cresceram 9% em 2018 e arrecadaram US$ 1,6 bilhão, de acordo com a Plant Based Foods Association. Essa é uma fatia relativamente pequena do mercado geral de leite, mas ainda assim um crescimento significativo, considerando que as vendas de leite nos EUA estão em trajetória descendente há quase 10 anos.
A busca do consumidor por bebida de aveia foi tão forte em 2018 que levou a uma escassez do produto no mercado on-line Oatly, onde caixas do produto passaram a ser vendidas por US$ 200 ou mais. A demanda por alternativas ao leite tem estimulado uma série de outras startups que vendem bebidas que não são de origem animal, incluindo algumas feitas de levedura.
Enquanto isso, a indústria de laticínios tem mostrado sinais de desconforto com os fabricantes de bebida vegetal, que estão ganhando espaço entre os consumidores. Grupos de comércio para a indústria de laticínios estão lutando para que a Food and Drug Administration (DFA) evite que opções não lácteas usem o termo “leite” nos rótulos. O comissário da FDA, Scott Gottlieb, pareceu disposto a considerar a ideia. Um tribunal da Nona Circunscrição, no entanto, discordou e decidiu que é improvável que uma bebida de amêndoa seja confundida com leite de vaca pelos consumidores.
As informações são do Eater, traduzidas pela Equipe MilkPoint.