Vendas de lácteos aos árabes crescem 133%
Os países da Liga Árabe compraram US$ 41,6 milhões em produtos lácteos do Brasil entre janeiro e abril deste ano. O aumento foi de 133% em relação ao mesmo período de 2007, quando as vendas foram de US$ 17,8 milhões.
Publicado por: MilkPoint
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De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, além do esforço exportador das empresas do segmento, o crescimento também decorre do aumento do consumo na região.
Os árabes responderam, entre janeiro e abril, por quase um terço do que o Brasil exportou em lácteos. Os maiores compradores no mundo árabe foram Sudão, com US$ 14 milhões, seguido da Argélia, com US$ 13,6 milhões, Arábia Saudita, com US$ 2,4 milhões, Mauritânia, com US$ 2,1 milhões, e Kuwait, com US$ 1,3 milhão.
Um dos produtos que teve maior peso nas exportações foi o leite integral em pó. Foram pelo menos US$ 34,1 milhões em vendas deste produto no período.
Rodrigo Alvim e o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, acreditam ainda que o aumento também decorreu de uma substituição de fornecedores europeus. Alvim explicou que a Europa, que tinha 36% do comércio mundial de lácteos em 2006, hoje tem apenas 22%.
No ano passado o país faturou cerca de US$ 300 milhões com exportações do setor, quase o dobro de 2007. A Venezuela foi a maior compradora, seguida da Argélia. Nos primeiros quatro meses deste ano as exportações nacionais chegaram a US$ 152 milhões.
As informações são da Agência de Notícias Brasil-Árabe.
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