ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vendas de máquinas em ritmo mais lento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/10/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

O aumento das taxas de juros do Plano Safra e a escassez de crédito rural no fim do primeiro semestre devem prejudicar o ritmo das vendas de máquinas agrícolas no país.

Em entrevista na sexta-feira passada, o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Pedro Bastos, estimou que a receita com as vendas de máquinas agrícolas aumentará entre 1% e 2% em 2019. Inicialmente, a associação projetava um crescimento expressivo de 10%.

“Os produtores anteciparam as compras no primeiro semestre com medo de um Plano Safra com juros mais altos e da falta de recursos - cenário que se concretizou - e o segundo semestre não será tão bom”, admitiu Bastos. Ele ponderou que, a despeito do crescimento pequeno, o saldo não será ruim porque o aumento de 1% a 2% ocorre sobre uma base de comparação positiva. Nos dois últimos anos, as vendas de máquinas agrícolas aumentaram.

Há pouco tempo, no entanto, a expectativa de crescimento era bem maior - embora já não de 10%. Em agosto, a Abimaq chegou a projetar um crescimento de 5%, percentual que Bastos hoje considera otimista.

De acordo com o representante da Abimaq, as taxas de juros foram elevadas, em média, em um ponto percentual, e oscilam entre 8,5% e 10,5% na safra 2019/20. “O juro alto não está agradando o produtor. Prova disso é que a linha de crédito que tem maior juro no Moderfrota tem orçamento de R$ 1 bilhão e R$ 80 milhões foram tomados”.

Segundo ele, as linhas de crédito com juros menores, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Pronaf - para agricultura familiar -, estão vendendo bem. Para o próximo ano, a perspectiva é de um desempenho semelhante ao de 2019. “Não temos muito motivo para esperar algo diferente, depois de dois anos de crescimento. Não vai ser um ano ruim nem excepcional”, projetou Bastos.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures