VEN: Chávez ameaça expropriar Nestlé e Parmalat

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou fechar as unidades processadoras de leite das empresas Parmalat e Nestlé no país se elas prejudicarem o fornecimento da matéria-prima para as fábricas estatais. O anúncio foi feito durante seu programa dominical de rádio e TV, 'Alô, presidente'.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou fechar as unidades processadoras de leite das empresas Parmalat e Nestlé no país se elas prejudicarem o fornecimento da matéria-prima para as fábricas estatais. O anúncio foi feito durante seu programa dominical de rádio e TV, 'Alô, presidente'.

Chávez reclamou que fábricas administradas pelo Estado ou cooperativas não puderam elevar a produção porque estavam com dificuldade de obter leite.

"Não fazemos nada instalando fábricas (estatais e cooperativas) se depois não tem leite para as fábricas porque ele foi todo pego pela Parmalat ou Nestlé", disse o presidente. "Se, por exemplo, a Nestlé ou a Parmalat... se demonstra por diferentes mecanismos econômicos ou de pressão oferecer dinheiro adiantado... deixam fábricas estatais ou cooperativas sem o leite necessário. Então teremos que usar a Constituição para intervir e expropriar as fábricas", disse Chávez.

Há meses, a Venezuela enfrenta um forte desabastecimento de alimentos básicos, como leite, ovos, açúcar, carne bovina, frango e farinha de trigo, entre outros.

As informações são de Enrique Andres Pretel para a Reuters.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Salvador Alves Maciel Neto
SALVADOR ALVES MACIEL NETO

RIO PRETO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/02/2008

A conclusão que se chega é que Hugo Chávez é um adolescente mimado. Quanta pena sinto do povo venezuelano por ter um presidente como este.
marcival dueti resende silva
MARCIVAL DUETI RESENDE SILVA

NAZÁRIO - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/02/2008

"Tinha que ser o Chavez" - desculpem pelo jargão. Mas um governo que terceiriza a culpa por não conseguir matéria-prima desta feita o leite, alegando competição desleal de multinacionais em um mercado pleno demonstra que o Governo e as estatais venezuelanas não têm competência para administrar.

Aliás, em nosso país já houve destas "estórias", quando em um mesmo latão de leite, por um passe(mágica) de Portaria, havia 30% de Leite Especial e o restante sem a qualidade padrão. Isto acontece em Governos insanos, que crêem serem os decretos e portarias responsáveis pelo abastecimento do mercado.

Esquecem que ele é dinâmico e competitivo, mesmo em casos de reserva de mercado, como em nosso passado. Resumindo, Chavez desconhece a história do Cone Sul, em que Governos que tentaram abastecer mercado com decretos, leis delegadas, etc, contribuíram para um desvio de mercado, ocorrendo o desabastecimento, como estamos observando na Venezuela de agora. Pois se conhecimento tivera, mirava-se no exemplo de Argentina e Brasil...
Honorio Luiz Vian
HONORIO LUIZ VIAN

ORLEANS - SANTA CATARINA - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 11/02/2008

Senhores produtores de carnes, vamos vender para Venezuela se os europeus não querem! Os venezuelanos tem petróleo e gás, não é uma boa moeda?

Senhor Ministro da Agricultura, vamos agir e viabilizar este comércio, já que os homesns estão com mercado desabastecido.
Elder Marcelo Duarte
ELDER MARCELO DUARTE

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/02/2008

Interessante observar que as estatais da Venezuela hoje estão entre os maiores importadores de leite em pó do Brasil, e aparentemente esse leite não está sendo suficiente para atender a necessidade do país (ou existe algum desvio dentro do governo do Sr. Chavez...).
Qual a sua dúvida hoje?