VEN: Chávez ameaça expropriar Nestlé e Parmalat
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou fechar as unidades processadoras de leite das empresas Parmalat e Nestlé no país se elas prejudicarem o fornecimento da matéria-prima para as fábricas estatais. O anúncio foi feito durante seu programa dominical de rádio e TV, 'Alô, presidente'.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Chávez reclamou que fábricas administradas pelo Estado ou cooperativas não puderam elevar a produção porque estavam com dificuldade de obter leite.
"Não fazemos nada instalando fábricas (estatais e cooperativas) se depois não tem leite para as fábricas porque ele foi todo pego pela Parmalat ou Nestlé", disse o presidente. "Se, por exemplo, a Nestlé ou a Parmalat... se demonstra por diferentes mecanismos econômicos ou de pressão oferecer dinheiro adiantado... deixam fábricas estatais ou cooperativas sem o leite necessário. Então teremos que usar a Constituição para intervir e expropriar as fábricas", disse Chávez.
Há meses, a Venezuela enfrenta um forte desabastecimento de alimentos básicos, como leite, ovos, açúcar, carne bovina, frango e farinha de trigo, entre outros.
As informações são de Enrique Andres Pretel para a Reuters.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
RIO PRETO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/02/2008

NAZÁRIO - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 13/02/2008
Aliás, em nosso país já houve destas "estórias", quando em um mesmo latão de leite, por um passe(mágica) de Portaria, havia 30% de Leite Especial e o restante sem a qualidade padrão. Isto acontece em Governos insanos, que crêem serem os decretos e portarias responsáveis pelo abastecimento do mercado.
Esquecem que ele é dinâmico e competitivo, mesmo em casos de reserva de mercado, como em nosso passado. Resumindo, Chavez desconhece a história do Cone Sul, em que Governos que tentaram abastecer mercado com decretos, leis delegadas, etc, contribuíram para um desvio de mercado, ocorrendo o desabastecimento, como estamos observando na Venezuela de agora. Pois se conhecimento tivera, mirava-se no exemplo de Argentina e Brasil...

ORLEANS - SANTA CATARINA - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)
EM 11/02/2008
Senhor Ministro da Agricultura, vamos agir e viabilizar este comércio, já que os homesns estão com mercado desabastecido.

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 11/02/2008