Varejo: Abras mantém expectativa de crescimento de 2%

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mantém a expectativa de crescimento de vendas de 2% para este ano. A divulgação de elevação da estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,8% para 3,5% este ano não ampliou o otimismo do setor.

O presidente da Abras, João Carlos de Oliveira, explica que a revisão do PIB foi baseada na perspectiva de aumento das exportações, que deve passar de uma participação de 9,4% para 11% do PIB. Ele avalia que os investimentos da indústria no primeiro semestre ainda não serão sentidos este ano pelo consumidor e explica que o aumento de 2% esperado pelo auto-serviço já levava em consideração o desempenho da indústria.

Segundo a Abras, o acumulado de vendas do primeiro trimestre teve uma alta próxima a 8%. No semestre, o acumulado já baixou para 4%. Os números mostram uma desaceleração. Para o presidente da Abras, se não houvesse uma melhoria nos números da indústria, a queda para o varejo seria mais significativa. "Esperamos que o aumento do PIB seja consistente, que não seja só em função das exportações, que devem ser alavancadas, no caso do setor de alimentos, em função do desastre que aconteceu nos Estados Unidos", afirma.

A média de crescimento do auto-serviço deve ser puxada pelas regiões Norte e Nordeste, que receberam investimentos pela expansão das grandes redes, como Wal Mart, Carrefour e Pão de Açúcar. Também Minas Gerais está tendo uma maior concentração de redes.

Fonte: Jornal do Comércio/RS (por Karen Viscardi), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?