Mesmo com os conflitos com a China, valor das exportações lácteas dos EUA é o mais elevado em 4 anos

Mesmo com os conflitos com a China, o valor total das exportações de lácteos dos EUA subiu 6% em maio e com US$ 539,1 milhões atingiu o nível mais alto em quatro anos, segundo o Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (USDEC). Valores mais altos foram impulsionados por um aumento nas exportações de queijos e melhores preços mundiais.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Mesmo com os conflitos com a China, o valor total das exportações de lácteos dos EUA subiu 6% em maio e com US$ 539,1 milhões atingiu o nível mais alto em quatro anos, segundo o Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (USDEC). Valores mais altos foram impulsionados por um aumento nas exportações de queijos e melhores preços mundiais.

Figura 1

Até o final de maio, o volume total de exportações de lácteos dos EUA está a caminho de ser o terceiro mais alto já registrado. Isto apesar da âncora pesada que a China está colocando nas vendas de produtos. Os embarques de leite em pó, queijo, gordura butírica, produtos de soro e lactose para a China caíram 67%, enquanto as exportações para o resto do mundo caíram apenas 1%, informou o USDEC. No total, o volume de exportação dos EUA ficou 13% abaixo de maio de 2018, que foi um mês com exportações robustas.

Continua depois da publicidade

As exportações de queijos continuam fortes e em maio, elas ficaram 11% acima quando comparadas ao mês mesmo do ano anterior. Até agora, em 2019, o volume de exportação de queijo é o maior em cinco anos. Segundo o USDEC, as vendas para o Sudeste Asiático, Japão e Coreia do Sul aumentaram em mais de 1.000 toneladas em relação ao ano anterior. No entanto, as exportações para o México, o maior mercado de queijo norte-americano, caíram 7% em relação ao ano passado.

O maior impacto na retração chinesa nas compras de produtos lácteos dos EUA está no mercado de soro de leite. As exportações totais de soro de leite dos EUA caíram 29% em relação ao ano passado e os embarques para a China caíram 67%, esse é o menor volume mensal em nove anos. Vale destacar que o motivo principal é que o soro também é utilizado na dieta de suínos e como na China houve um surto de peste suína e vários animais precisaram ser abatidos, a demanda pelo produto diminuiu.  Algumas exportações de soro de leite foram desviadas para o Sudeste Asiático, onde o volume total de soro chegou a 11.525 toneladas em maio, um aumento de 17% em relação ao ano passado.

Vale a pena ler também: Importações chinesas de carne suína bateram recorde em maio

As informações são do Farm Journal & MILK Magazine, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?