Vaca gir quebra recorde de produção

Mais uma vez o recorde mundial de lactação da raça gir leiteiro foi batido no Brasil. A vaca Setiba, da Fazenda Brasília, de São Pedro dos Ferros (MG) produziu 18.206 quilos de leite em um ano de lactação. O recorde anterior era de Profana, da mesma fazenda, há quase três anos, com 17.100 quilos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Mais uma vez o recorde mundial de lactação da raça gir leiteiro foi batido no Brasil. A vaca Setiba, da Fazenda Brasília, de São Pedro dos Ferros (MG) produziu 18.206 quilos de leite em um ano de lactação. O recorde anterior era de Profana, da mesma fazenda, há quase três anos, com 17.100 quilos.

O volume é muito acima da média da raça, que fica em torno de 4 mil quilos, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro, e superior à média na fazenda (8 mil quilos).

O diretor da fazenda, Flávio Lisboa Perez, disse que há 50 anos a propriedade trabalha com seleção genética de gir e a Setiba é filha de um touro (Modelo TE, morto no ano passado) que originou três animais campeões da raça em torneios leiteiros. "Então, não é por acaso", comentou. Ele não estimou o valor do animal, mas disse que pode conseguir até R$ 1 milhão por ano com a venda de prenhezes, produzidas in vitro, com o uso de barrigas de aluguel. Segundo Perez, além da genética, a alimentação e o manejo foram determinantes para o recorde.

Reportagem de Neila Baldi, do jornal Gazeta Mercantil, informou que a vaca estará entre os animais que representarão a Fazenda Brasília Agropecuária Ltda na 74ª Expozebu, em Uberaba (MG).
Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fabio Taveira Sandim
FABIO TAVEIRA SANDIM

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/05/2008

Por esse e muitos outros resultados é que deve se pensar e analisar na hora da compra de sêmen. Será que a economia funciona, já que a genética de touros está disponível e com preços acessíveis a quem já insemina, ou queira começar?
charles humberto de oliveira
CHARLES HUMBERTO DE OLIVEIRA

ITUMBIARA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/05/2008

A marca alcançada pela vaca Setiba realmente impressiona pelos números, mesmo quando comparado a de raças européias especializadas na produção de leite. O avanço genético da raça gir é inegável, e o desenvolvimento de modelos eficientes de produção de leite, composto por animais com forte sangue zebuíno é apenas uma questão de tempo. Contudo, vale a pena questionar o alto custo em se promover lactações deste porte, evidenciando ainda que a realidade do produtor de leite muito se difere de empresas que se profissionalizaram em vender genética. E por fim, ao tentar adequar as virtudes leiteiras da vaca Setiba, gostaria de saber qual seria sua lactação se esta fosse realizada em pastagem rotacionada e fornecendo suplementação com concentrados à base de 1 kg de concentrado para cada 3 kg de leite produzido.
Fernando Luis Paes Fonseca
FERNANDO LUIS PAES FONSECA

ITABAIANA - PARAIBA

EM 08/05/2008

Parabenizar os proprietários e dizer que essa genética poderá chegar aos pequenos se o governo de vontade política de fazer, é só querer.
Moacir Mesquita Lopes
MOACIR MESQUITA LOPES

JUAZEIRO - BAHIA - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 05/05/2008

Nossa Senhora! Isso sim que pode se chamar de vaca.
Alceu Ricardo de Toledo
ALCEU RICARDO DE TOLEDO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 02/05/2008

A vaca SETIBA é filha do touro Modelo TE e a mãe dela quem é? e a mãe dela é filha de qual touro? Outra pergunte pertinente é: É possível encontrar sêmen deste touro? Em qual central?

E a propósito, qual a genealogia da PROFANA? Quero deixar um abraço aos amigos Flávio e Adilson.
Fabricio Gaspar Rodrigues
FABRICIO GASPAR RODRIGUES

DUQUE DE CAXIAS - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 30/04/2008

Acredito que este tipo de animal à disposição dos pequenos produtores poderá ser prejudicial, eis que as despesas de manutenção de exemplares de alta genética poderão comprometer o negócio em sentido global.
GLENIO BENVINDO DE OLIVEIRA
GLENIO BENVINDO DE OLIVEIRA

PALMAS - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 30/04/2008

Gostaria de saber o que devo fazer após o nascimento de bezerros nelore. Recebi a orientação do meu veterinário que devo curar o umbico do bezerro com solução de iodo (3 aplicações) e somente após o décimo quinto dia devo aplicar, no meu caso, o Dectomax. Porém assisti na TV que deve aplicar vermifugo logo após o nascimento.
claudio bufulin
CLAUDIO BUFULIN

SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2008

Será que algum dia uma genética como esta chegará as mãos dos pequenos produtores? Se é que algum dia isto pode acontecer, este tipo de animal é como coleção de selos só quem tem muito pode ter os mais raros e fica nas disputas dos leilões onde os grandes querem mostrar um para o outro que são maiores ainda.
Qual a sua dúvida hoje?