Usando fábrica de laticínios como exemplo, China quer mostrar que está se recuperando do coronavírus

Enquanto garrafas de leite e embalagens de iogurte passavam por uma esteira transportadora de uma empresa estatal, os repórteres ouviram o discurso de uma autoridade do Partido Comunista: a China Inc. reabriu seus negócios.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Enquanto garrafas de leite e embalagens de iogurte passavam por uma esteira transportadora de uma empresa estatal, os repórteres ouviram o discurso de uma autoridade do Partido Comunista: a China Inc. reabriu seus negócios.

O governo convidou repórteres para uma fábrica em Pequim, Mengniu Dairy Co. Ltd., nesta semana, a fim de anunciar que as empresas estão voltando ao trabalho, depois que as medidas antivírus fecharam grande parte da segunda maior economia do mundo.

O partido está se esforçando para restaurar a confiança do público e dos empresários e evitar uma crise econômica mais profunda, com grandes perdas de emprego, após semanas de interrupções devido ao surto viral que afetou mais de 82.000 pessoas em todo o mundo e matou mais de 2.800 pessoas.

Continua depois da publicidade

As vendas da Mengniu caíram 20% em fevereiro devido a viagens e medidas de controle. As vendas de leite, iogurte e outros produtos lácteos estão 80% normais e a produção em 70%, segundo Meng Fanjie, do Party Work Department, da Mengniu. "Apesar disso, há uma oportunidade trazida pelo surto", disse ele. "As pessoas querem melhorar sua imunidade comendo mais laticínios."

O esforço para colocar a economia de volta “nos trilhos” vem junto com o receio de que a disseminação do novo vírus no exterior possa prejudicar o comércio global, a indústria e o crescimento econômico. Os analistas esperam que a economia desacelere neste trimestre, embora as autoridades insistam que as metas de crescimento anual do Partido Comunista ainda possam ser atingidas.

As medidas mais abrangentes impostas suspenderam o acesso a Wuhan, uma grande cidade no centro do surto. Além disso, estenderam o feriado do Ano Novo Lunar, geralmente de apenas uma semana ou duas para a maioria das pessoas, para manter fábricas e escritórios fechados.

O turismo despencou depois que as autoridades cancelaram excursões em grupo e disseram aos empresários para evitar viagens. As vendas de imóveis e automóveis evaporaram-se.

O presidente Xi Jinping ordenou publicamente que áreas consideradas de baixo risco trabalhem para restaurar seus negócios, enquanto áreas de alto risco se concentram em combater o surto. O governo está prometendo incentivos fiscais, empréstimos com juros baixos e outros auxílios.

Quando as remessas da Mengniu foram suspensas em Hubei, onde Wuhan está localizado, as fábricas nas províncias vizinhas de Hunan e Anhui aumentaram a produção para abastecer cidades atingidas pelo vírus. Durante a turnê em Pequim, a empresa mostrou aos repórteres as enormes máquinas enchendo sacos e garrafas com iogurte e diferentes tipos de leite.

Continua depois da publicidade

Os empregados dos laticínios são examinados para garantir que não estão febris, antes de vestir vestimentas brancas, redes para o cabelo, luvas e começar o trabalho. Em uma foto, os visitantes são borrifados com desinfetante.

Os caminhões de entrega são desinfetados a cada quatro horas. Os dispositivos de GPS permitem que as indústrias acompanhem para onde os motoristas vão. As faixas penduradas nos caminhões diziam: “O caminhão está desinfetado. A temperatura corporal do motorista está normal.”

Em uma coletiva de imprensa na quinta-feira, autoridades expressaram confiança de que as pequenas empresas, principalmente privadas, que alimentam a economia da China, estão se recuperando rapidamente.

Essa categoria inclui a maioria dos restaurantes, fábricas, lojas e outras empresas que geram empregos e riqueza na China. Inclui milhares de pequenas empresas que fornecem componentes, como zíperes, microchips e autopeças, além fábricas que montam os smartphones, brinquedos e outros bens de consumo do mundo.

Zhang Kejian, um funcionário da principal agência de planejamento da China, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, afirmou que a atividade de pequenas e médias empresas estava apenas em um terço dos níveis normais, mas está aumentando gradualmente. "Muitas empresas querem retomar o trabalho o mais rápido possível", disse Zhang. “Mas eles também se preocupam com os riscos devido à propagação da epidemia. Há um dilema.”

As informações são da Associated Press, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?