Do valor total, 35% corresponderam às vendas de leite em pó, 34,3% às vendas de queijos e 6,5% às de manteiga, produtos que registraram preços recordes. Foram exportadas 4,419 mil toneladas de leite em pó a US$ 3.663 a tonelada; 3,346 mil toneladas de queijos a US$ 4.713 a tonelada; e 1,033 mil toneladas de manteiga a US$ 2.908 a tonelada.
Nos primeiros 10 meses do ano, as exportações de lácteos do Uruguai foram de 141,107 mil toneladas por US$ 271,625 milhões, representando um aumento de 23,2% em volume e 28,1% em valor com relação ao mesmo período do ano anterior.
Em outubro, os principais mercados dos lácteos uruguaios foram México e Venezuela, com 37,6% e 12,7% das compras, respectivamente. Os 49,7% restantes foram destinados a 36 diferentes destinos, entre os quais se destacaram Marrocos, com 9,4%; Rússia, com 4,4%; e Coréia do Sul, com 3,9%.
De janeiro a outubro, os produtos lácteos uruguaios chegaram a 68 destinos, sendo os principais compradores México (31,2%), Venezuela (15,3%), Cuba (9%), Brasil (6,5%), Coréia do sul (4,4%) e Rússia (4,1%).
As principais empresas exportadoras em outubro foram Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), com US$ 22,95 milhões (50%); Ecolat, com US$ 7,14 milhões (16%); Inlacsa, com US$ 4,84 milhões (11%) e Pili, com US$ 2,55 milhões (6%). Nos 10 primeiros meses do ano, a Conaprole acumula 56% das exportações, a Ecolat, 16% e a Inlacsa, 11%.
Gráfico 1. Evolução das exportações de lácteos do Uruguai em valor FOB (US$).

A reportagem é da consultoria Blasina&Tardáguila, publicada no site Lechería Latina.