No leite em pó integral, principal produto de exportação da cadeia de laticínios uruguaia, foram exportadas 13 mil toneladas por US$ 41,2 milhões. O valor médio foi de US$ 3.179 por tonelada. Segundo Inale, com relação ao mesmo período do ano anterior, o faturamento aumentou 27%, o volume 27% e o preço cresceu 10%. Por sua vez, US$ 3,5 milhões foram faturados com vendas de leite em pó desnatado, tendo sido exportadas 1,3 mil toneladas, por um preço médio de US$ 2.763 por tonelada. Nesse caso, o aumento do faturamento atingiu 36%, o volume subiu 4% e o preço subiu 30%.
No caso do queijo, as exportações movimentaram US$ 10 milhões e foram exportadas 2,6 mil toneladas, registrando um preço médio por tonelada de US$ 3.784. O faturamento aumentou em 21%, o volume em em 32% e o preço caiu em 8%.
Finalmente, para a manteiga, outro item destacado nas exportações do Uruguai, geralmente com a Rússia como principal mercado, foram despachadas 0,2 mil toneladas, a um preço médio de US $ 4.602 por tonelada. O faturamento caiu 83%, o volume vendido diminuiu 83% e o preço subiu 2%, segundo dados da Inale.
São boas notícias para o setor de laticínios, que ainda possui endividamento significativo, em muitas áreas ainda é atingido pelo clima (falta de chuvas) e os preços do leite ao produtor não estão adequados, porque os custos em dólares aumentaram e continuam complicando a equação das fazendas leiteiras.
As informações são do El País Digital, traduzidas pela Equipe MilkPoint.