A produção de leite do Uruguai poderá crescer 10% neste ano se o clima se mantiver normal, de acordo com reportagem do Últimas Notícias. Os preços dos produtos lácteos nos mercados internacionais serão os principais impulsionadores deste aumento.
O presidente da Comissão Coordenadora de Lácteos do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), Manuel Marrero, disse que a produção primária está em crescimento, destacando os investimentos neozelandeses no setor. Ele disse que o pacote tecnológico que manejam é revolucionário para o Uruguai. Ele disse que este projeto é rentável porque os neozelandeses produzem entre 10 mil a 12 mil litros de leite por hectare, quando a média no Uruguai é de 2 mil litros. "As fazendas de 'ponta' conseguem entre 6 mil e 7 mil litros por hectare".
Um dos limitantes mais importantes na produção de leite no Uruguai é o clima. Como conseqüência do mesmo, os produtores estão consumindo parte das reservas que tinham para o outono e o inverno.
Os preços dos lácteos no mercado internacional permanecerão em altos patamares por um período de três a cinco anos, disse Marrero. Ele disse que o Uruguai tem a vantagem de destinar 70% do que produz para exportação. Embora o preço do leite em pó tenha atingido seu pico no ano passado, tendo depois baixado um pouco, as previsões indicam que este ano ocorreria mais uma queda nos valores, mas de qualquer maneira, estariam relativamente elevados.
Uruguai: produção leiteira pode aumentar 10% este ano
A produção de leite do Uruguai poderá crescer 10% neste ano se o clima se mantiver normal, de acordo com reportagem do <i>Últimas Notícias</i>. Os preços dos produtos lácteos nos mercados internacionais serão os principais impulsionadores deste aumento.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.