O presidente do Uruguai, Yabaré Vázquez, encomendou ao embaixador nos Estados Unidos, Carlo Gianelli, a concretização dos mecanismos para ampliar as quotas de exportação de carne, de produtos lácteos e de informática, para os EUA.
Segundo uma nota do jornal El País, na cúpula de líderes políticos que ocorreu dia 30 de janeiro na residência presidencial de El Prado, o presidente do diretório do Partido Branco, Jorge Larrañaga, propôs a Vázquez a adoção de uma "definição estratégica" sobre o Mercosul para mostrar ao restante dos integrantes do bloco (Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela) que o Uruguai não é um "sócio de segunda categoria".
Larragaña, atual senador e ex-candidato à presidência, sugeriu, além disso, "amargar" através de ações bilaterais, como a negociação de um Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos (TLC).
Diante das propostas Vázquez expôs que instruiu Gianelli para instrumentar a ampliação da quota em carnes, produtos lácteos e de informática, e que reiniciará o trabalho de uma comissão mista entre o Uruguai e os Estados Unidos para ampliar a relação de bens exportáveis a esse mesmo país.
O presidente uruguaio indicou que a negociação de um Tratado de Livre Comércio com os EUA não estava nos planos do governo e que nesse momento o objetivo é ampliar as vendas ao país da América do Norte. Informações da AnsaLatina.
Uruguai procura aumentar quota de exportação aos EUA
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.