O vice-secretário do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai, Andrés Berterreche, disse que as medidas para amenizar as dificuldades do setor leiteiro por causa da seca, apresentadas pelo Instituto Nacional de Leite, contam com o aval do Ministério. "A primeira medida é a possibilidade de capitalizar os produtores de leite com um financiamento especial; a segunda é a compra de rações para alimentar os animais se houver falta de forragem. Agora, começarão as negociações para que se concretizem estas medidas".
Berterreche disse que não foi definido ainda se as compras serão feitas no exterior ou no mercado interno, mas que se cuidará para que não subam os preços. "Por esse motivo, não queremos nos restringir a nenhum mercado específico". No momento, a compra de rações será feita somente para os produtores leiteiros. Quanto ao prazo de aplicação dos paliativos para o setor leiteiro, ele disse que "primeiro precisam ser resolvidos vários entraves burocráticos".
"As medidas não têm como objetivo resolver as carências de hoje; o ponto será quando terminar o verão e começar a época mais fria; é aí que terá que começar a suplementação alimentar". Por causa da seca, muitos produtores não têm plantado os cultivos de verão, que são a base das reservas do outono próximo.
A reportagem é do El País, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Uruguai: Ministério da Pecuária autoriza ajuda ao setor
O vice-secretário do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai, Andrés Berterreche, disse que as medidas para amenizar as dificuldades do setor leiteiro por causa da seca, apresentadas pelo Instituto Nacional de Leite, contam com o aval do Ministério.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.