Os produtores de leite do Uruguai estão preocupados porque as plantas de processamento estão cheias de leite e acreditam que o tradicional aumento produtivo da primavera poderá levar as indústrias a um colapso. Somente na Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), a captação de leite durante este ano aumentou em quase 50% com relação ao ano anterior. O presidente da Associação Nacional de Produtores de Leite (ANPL), Carlos Torterolo, disse ao Últimas Notícias que a captação de leite durante agosto foi 40% superior à registrada no mesmo período do ano anterior.
Com o aumento da produção na primavera, poderão surgir "sérios problemas", de acordo com o presidente da Sociedade de Produtores de Leite de Florida, Héctor Javiel. "A generosa produção de leite deste ano tem levado a capacidade processadora das plantas lácteas nacionais à beira da insuficiência. Antes, quando uma empresa tinha muito estoque de leite, optava por passá-lo a outra empresa para seu processamento, mas como este ano todas estão cheias, será difícil que se encontre uma saída similar se a produção aumentar".
Para piorar as coisas, os negócios internacionais na Conaprole começaram a cair quando os neozelandeses inundaram o mercado mundial com leite em pó a preços baixos. Fontes da cooperativa disseram que com essa perspectiva, no próximo mês o preço pago aos produtores poderia cair um pouco mais, pelo terceiro mês consecutivo.
As informações são do site Últimas Notícias, adaptadas e traduzidas pela Equipe MilkPoint.
Uruguai: indústria não absorve alta produção leiteira
Os produtores de leite do Uruguai estão preocupados porque as plantas de processamento estão cheias de leite e acreditam que o tradicional aumento produtivo da primavera poderá levar as indústrias a um colapso.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.