Uruguai: Governo estuda incentivos fiscais para o setor

O diretor da Oficina de Programação e Política Agropecuária (Opypa) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), Martín Buxedas, disse ao <i>El País</i> que o governo federal do país está estudando novas ações para o setor leiteiro, na forma de um "pacote maior de medidas tributárias".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O diretor da Oficina de Programação e Política Agropecuária (Opypa) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), Martín Buxedas, disse ao El País que o governo federal do país está estudando novas ações para o setor leiteiro, na forma de um "pacote maior de medidas tributárias".

A afirmação foi feita no Fórum "Sobre Terra Firme" organizado pela Associação Nacional de Produtores de Leite e pela Prefeitura Municipal de San José. No Fórum, o aumento vertical da produtividade dentro dos estabelecimentos, a melhora da competitividade da cadeia leiteira a nível internacional e o apoio institucional para a implementação de políticas de Estado foram os pilares de políticas públicas apresentados pelo MGAP.

O presidente do Instituto Nacional de Leite (INALE), Manuel Marrero, disse que um dos três pilares fundamentais nos quais se baseiam as políticas públicas para o setor leiteiro é a integração da cadeia leiteira. Para ele, a cadeia vem se desintegrando gradualmente nos últimos 15 a 20 anos, já que muitos produtores têm deixado a atividade e ficaram na informalidade, trabalhando como queijeiros artesanais ou vendendo leite cru.

Outro pilar é a competitividade da cadeia leiteira. Segundo Marrero, o que se busca é melhorar essa competitividade a partir do aumento da produtividade para o interior dos estabelecimentos e da expansão territorial.

O terceiro pilar para o MGAP é o apoio ao desenvolvimento institucional, não somente para definir políticas de Estado, mas também, para levar adiante essas políticas que estão nas mãos de instituições privadas, para o que se criou o Instituto Nacional do Leite.

Buxedas admitiu que a diminuição do número de produtores é preocupante a longo prazo, bem como a redução da área. A agricultura pode avançar sobre as terras de produção leiteira.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?