-->"A produção leiteira vai crescer muito a partir de setembro, porque há muito pasto no país. O cenário mostra uma produção em crescimento." Essa afirmação denota a perspectiva do presidente da República do Uruguai, Jorge Batlle. A esperança de que o setor leiteiro uruguaio tenha uma rápida reativação é sustentada não somente pelo presidente do país, mas também, pelos menores produtores.
O presidente da Junta Nacional do Leite, Juan Peyrou, disse que o Uruguai está diante de uma boa primavera. "Tem chovido bem, e a produção de leite começou a crescer em julho e agosto." Além disso, o atraso nas parições do outono poderá promover a coincidência entre as lactações novas, com a boa situação da pastagem no país.
Dados da Oficina de Programação e Planificação Agropecuária mostram que a produção de leite no Uruguai no primeiro semestre do ano aumentou 3% com relação ao mesmo período do ano anterior. No primeiro semestre de 2000, registrou-se uma importante seca, que provocou a queda de 17% no volume produzido. Caso o aumento na produção observado no primeiro semestre mantenha-se no ano todo, a indústria receberá cerca de 1,050 bilhão de litros de leite.
Peyrou destacou o vínculo que existe entre o setor leiteiro e a região e que, caso a economia regional não seja reativada, será necessário vender o leite fora dos mercados regionais.
Esperança na indústria
O setor industrial também está esperançoso com relação aos próximos meses, achando que poderão proporcionar uma importante reativação do setor leiteiro no Uruguai. "Para a produção, as condições são realmente muito boas. Será uma primavera excepcional," disse o subgerente de relações cooperativas da Conaprole, Enrique Malcuori.
Porém, Malcuori informa que um aumento na produção poderá gerar complicações comerciais. "Talvez a parte mais complicada está relacionada ao comércio. Devido à aftosa, a situação da região complicou-se bastante." Segundo ele, a permanente "desvalorização descontrolada" da moeda brasileira e o "bloqueio" argentino estão dificultando bastante as vendas de lácteos nestes mercados. Além disso, ele disse que uma possível reabertura do mercado mexicano, ou a saída do produto para outros mercados extra-regionais, podem ser fatores de reativação importantes para o setor.
O gerente de extensão produtiva da Parmalat do Uruguai, Horacio Molinari, disse que o aumento da produção de leite é muito significativo, comparado com anos anteriores. "O clima tem acompanhado, há muita umidade no solo."
Missão mexicana
Com vistas a uma possível reabertura do mercado, iniciou-se nesta semana uma missão sanitária do México no Uruguai, que avaliará a situação do país durante 2 semanas. O objetivo principal dos técnicos mexicanos é realizar uma inspeção sanitária em 19 fábricas leiteiras e em algumas propriedades afetadas pela febre aftosa.
O mercado do México permanece fechado para o Uruguai desde abril. Em 2000, a venda de lácteos uruguaios ao México totalizou US$ 18,4 milhões - cerca de 20,4% do total das importações feitas por este mercado.
Fonte: El Observador (por Gerardo Minutti), adaptado por Equipe MilkPoint
Uruguai: expectativa de aumento da produção leiteira
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.