Uruguai: estiagem prejudica produção leiteira

A estiagem observada no Uruguai está prejudicando a produção leiteira do país. Por exemplo, uma fazenda leiteira do litoral que normalmente remete 18 mil litros de leite à Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) diariamente, atualmente está entregando 10 mil litros.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A estiagem observada no Uruguai está prejudicando a produção leiteira do país. Por exemplo, uma fazenda leiteira do litoral que normalmente remete 18 mil litros de leite à Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) diariamente, atualmente está entregando 10 mil litros.

A escassez de chuvas incide claramente na qualidade e na quantidade de pastagens. O calor e o vento estão contribuindo para que o efeito seja mais prejudicial. O presidente da Associação Nacional de Produtores de Leite (ANPL), Carlos Torterolo, disse ao Últimas Notícias que o efeito mais grave no futuro está relacionado aos cultivos de verão.

Também é ruim a situação dos grãos de milho e sorgo plantados para serem utilizados como reserva forrageira para o outono e o inverno próximos. "A situação está bastante comprometida, porque há plantas que não terminaram de nascer, havendo risco de que se percam".

A seca tem se instalado de forma antecipada com relação ao crescimento das plantas, o que faz com que não tenham o vigor necessário para superar esta etapa. Apesar de não ter avaliado os danos, Torterolo disse que a seca é generalizada em todo o país.

Os produtores estão começando a utilizar reservas que estavam guardando para o inverno para alimentar as vacas. "A maioria dos produtores puderam fazer reservas que normalmente são usadas no outono e no inverno. Muitos estão aliviando os problemas da seca com o uso maior de reservas e concentrados".

O diretor da Conaprole, Wilson Cabrera, disse que se não chover até janeiro, as perdas nos cultivos serão totais.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?