Na busca por novos mercados, a Cooperativa Nacional dos Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) busca aumentar a venda de queijos, com um aumento da cota e uma redução das tarifas por parte dos Estados Unidos. A cooperativa também quer retomar as vendas à Venezuela, que não compra queijos da Conaprole há cinco anos.
Segundo o diretor da Conaprole, Carlos Arrillaga, os EUA são um importante comprador de queijos. "Exportamos a este destino um volume muito superior à cota, mas isso implica em um pagamento de mais de 20% de imposto, o que nos tira a competitividade". Por isso, a Conaprole negocia o aumento da cota e a redução na tarifa.
Arrillaga disse que a Conaprole também exporta bons volumes de queijos ao México e aos países do Caribe. Já a Venezuela não compra queijos da cooperativa, uma vez que o país outorga licenças que o Uruguai não tem, apesar de ser um sócio do Mercosul. Segundo ele, apesar das dificuldades para a obtenção das licenças, existe demanda por parte dos consumidores venezuelanos pelos queijos uruguaios.
A reportagem é do site UltimasNoticias.com.uy.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.