Uruguai: Conaprole pagará produtores para compensar efeitos da subida do dólar

O conselho de administração da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Urugiai (Conaprole) possibilitou um pagamento para os produtores da cooperativa para mitigar o efeito do forte aumento do dólar.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O conselho de administração da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Urugiai (Conaprole) liberou um pagamento para os produtores da cooperativa para mitigar o efeito do forte aumento do dólar.

Continua depois da publicidade

Os detalhes ainda serão divulgados. A re-liquidação será feita juntamente com o pagamento de março. Fontes consultadas disseram que o pagamento será feito utilizando a média da remissão do primeiro trimestre.

Semanas atrás, os sindicatos pediram à Conaprole medidas para amortecer o efeito do ajuste no dólar, uma vez que os produtores pagam os suprimentos nessa moeda, mas recebem o pagamento em pesos. O Banco República (BROU) avaliará, caso a caso, os pedidos dos produtores de leite.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, a BROU anunciou o adiamento do pagamento em 180 dias, devido à emergência sanitária do Covid-19. O banco determinou que o diferimento de pagamentos é geral para empresas com duas seções; até US $ 200.000 e acima desse valor.

Fontes da Associação Nacional dos Produtores de Leite (ANPL) disseram que a decisão engloba todos os produtores e empresas agrícolas, avaliandocada caso. Antes da decisão da BROU, a ANPL havia solicitado ao Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, Carlos María Uriarte, que executasse o pagamento da amortização por 90 dias, diante do efeito negativo do aumento do dólar.

Além disso, o Instituto Nacional de Colonização foi convidado a adiar o ajuste de taxa, mantendo o de novembro do ano passado, o que foi aceito. E para propriedades que estão sob emergência agrícola, um atraso nos pagamentos foi liberado.

O governo também definiu o adiamento por 60 dias da expiração das classificações higiênicas sanitárias e do endosso de estabelecimentos de produção de leite para uso comercial.

As informações são do Blasina y Asociados, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?