As captações de leite da Cooperativa Nacional dos Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) se mantêm acima dos dois milhões de litros diários e deverão bater todos os recordes neste ano, segundo reportagem do jornal El País.
Com a chegada da primavera, o Uruguai tem condições climáticas favoráveis que permitem uma boa pastagem e um crescimento na produção de leite - a captação chegou a ficar em quase 2,5 milhões de litros por dia. Atualmente existem pouco menos de 2,5 mil produtores que enviam leite à Conaprole.
"Pensamos que chegarão a um novo recorde no final de outubro", disse o diretor da Conaprole, Carlos Arrillaga.
Investimentos
Arrillaga disse que os produtores investiram 60% mais em pastagem, o que levará a maior produção de leite. Este investimento foi feito porque, durante a seca registrada no outono passado e parte da primavera anterior, muitos pastos foram perdidos, e os produtores precisaram refazê-los agora.
Custos
O setor leiteiro uruguaio está preocupado com o aumento nos custos de produção, já que os insumos aumentaram entre 10% e 15%, principalmente combustíveis, fertilizantes, rações e aumentos salariais. Isso está gerando cautela na hora de investir entre os empresários do setor.
Por outro lado, o preço do dólar também afeta a competitividade das empresas exportadoras, que ganham menos frente a suas competidoras.
Uruguai: Conaprole espera outro recorde de captação
As captações de leite da Cooperativa Nacional dos Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) se mantêm acima dos dois milhões de litros diários e deverão bater todos os recordes neste ano, segundo reportagem do jornal <i>El País</i>.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.