Uruguai aumenta exportações no 1º bimestre de 2006
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O leite em pó foi o produto mais exportado, com US$ 13,8 milhões - 14% a mais do que no mesmo período de 2005. Isso pode ser explicado tanto pelo aumento do volume exportado, de quase 7%, como pelos melhores preços obtidos (US$ 2.181 por tonelada em 2006 contra US$ 2.026 por tonelada em 2005).
As exportações de queijos tiveram uma queda de 8,7% em volume, para 3,56 mil toneladas (contra 3,9 mil toneladas em 2005). Apesar disso, graças ao aumento dos preços deste produto - US$ 2.898 por tonelada, ou seja, 9% maior que em 2005 -,o valor das exportações foi o mesmo do de 2005 (US$ 10,3 milhões).
O principal destino das exportações foram os países do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement - NAFTA), com US$ 8 milhões, 6% a mais que em 2005. Em segundo lugar esteve o Mercosul, que teve um aumento de 56% de participação com relação ao ano anterior e alcançou o valor de US$ 6,49 milhões, com um forte aumento nas compras pelo Brasil.
O Brasil aumentou de US$ 3,08 milhões durante o primeiro bimestre de 2005 para US$ 4,98 milhões neste ano. A maior competitividade cambiária explica a maior presença de lácteos uruguaios nas gôndolas brasileiras, se o real continuar valorizado frente ao dólar é possível que o Brasil siga aumentando suas compras.
A reportagem é do Conexión Agropecuária e foi publicada no site Lechería Latina.
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