Se o que o Uruguai precisa é de mais leite, é imprescindível deter o fechamento de fazendas leiteiras e impedir a migração de jovens para as cidades, além de promover políticas de Estado de acesso a mercados, capitais, acesso à terra para os jovens e treinamento contínuo em excelentes práticas.
“Os laticínios uruguaios se destacam no mundo e no mercado interno pela qualidade. Do leite a qualquer uma das elaborações feitas a partir dele, seja para consumo interno ou para exportação, todos alcançam um grau de destaque que nos posiciona e prestigia no mundo. Além disso, a produção de leite é uma atividade estratégica que introduz tecnologia no meio rural, mantém as famílias no campo evitando a migração para a cidade e é uma excelente ferramenta no combate à pobreza rural. A grande maioria das fazendas leiteiras em nosso país é familiar, então um dos grandes desafios é manter os jovens no setor, mas para isso é preciso criar as condições adequadas”, disse o secretário executivo da Câmara da Indústria do Leite do Uruguai (CILU), Ariel Londinsky.
A Conaprole adquire mais de 70% do leite produzido no Uruguai, os 30% restantes são distribuídos em mais de 40 empresas de diversos portes, em geral, médias e pequenas, e a solução não é disputar remetentes entre as empresas, mas desenvolver Políticas de Estado que evitem o fechamento das fazendas leiteiras e ajudem a mudança geracional para alcançar uma maior produção. Este é um setor que "sempre se sente desafiado por diversas situações" e "manter o ritmo e o crescimento da produção é um dos temas permanentes", disse.
Ele explicou que “um dos maiores desafios do setor lácteo é motivar o produtor e, principalmente, colocar todos os esforços para não perder mais produtores, e não é só uma questão de preços. Além do leite produzido poder crescer, o número de produtores está diminuindo, e isso é um desafio crítico e estratégico para o país ”.
Para entender o que está acontecendo, Londinsky disse que “a rentabilidade deve ser analisada, o que obviamente é importante”, mas “há outros fatores que devem ser analisados, como a “motivação”, principalmente em relação aos “jovens porque se não dermos eles têm boas condições de estudo, acesso à internet, boa mobilidade, acesso a tudo o que precisam o lógico é que vão acabar saindo da produção e assim que tomarem essa decisão não vão voltar”. Para algo “a idade média dos produtores de leite no Uruguai é alta, mais de 50 anos, não muda e a tendência é que haja cada vez menos produtores”.
Isso leva à “disponibilidade de leite para toda a indústria, independentemente do tamanho. Se o número e a variedade de produtores forem reduzidos, o leque de possibilidades para aumentar a produção é reduzido. Estamos diante de uma questão crítica para os próximos 5 ou 10 anos de país”, enfatizou.
Então, se quisermos ter mais leite para chegar e atender a demanda de todas as indústrias instaladas no país, “a primeira coisa é evitar a perda de produtores, porque isso nos leva a perder a produção de leite”.
“A segunda é como fazer os produtores crescerem na produção”. Para responder a isso, é preciso entender que “a produção de leite é um negócio de margem, o produtor tem que ver quanto lhe paga pelo leite, mas também quanto custa para produzi-lo, e essa margem é o que dará lucro. Às vezes, o preço do leite está em um ponto aceitável, mas os custos são muito altos e a margem é muito limitada. Embora seja uma questão de múltiplos focos, uma parte importante da solução é baixar custos para motivar uma maior produção, pois se a margem que cada litro me deixa for maior, fica mais fácil investir para produzir mais volume e crescer. Se os custos forem altos, será difícil chegar a esses investimentos”.
“Como setor de exportação, somos tomadores de preço, então o valor internacional do leite é rapidamente transmitido para dentro, portanto, possivelmente, possamos gerenciar melhor o outro lado da moeda, ou seja, os custos.”
Em relação a como aumentar o número de produtores, Londinsky apontou a necessidade de gerar “uma política de Estado” que aponte esse objetivo com uma perspectiva de médio e longo prazo. “É fundamental que haja um trabalho de aproximação, de busca de novos produtores, principalmente motivando os jovens que ainda estão nas fazendas leiteiras a ficarem e poderem empreender, e nessa tarefa há vários pontos a se considerar como acesso a capital, acesso à terra, treinamento ”, entre outros.
A produção primária de leite do Uruguai, assim como os produtos processados que saem das fábricas “têm uma qualidade superior”, o que é essencial para um país como o nosso que, “como os demais itens, deve buscar uma qualidade de excelência”.
“Nossas indústrias atendem aos mais altos padrões mundiais, o sistema de atendimento às melhores práticas da indústria de laticínios é de primeira classe e isso fica claro para nós porque um erro que cometemos no mundo é conhecido imediatamente”.
No entanto, embora “toda a indústria de laticínios controle e cumpra os padrões exigidos”, ele alertou para dois problemas que são particularmente preocupantes pela falta de controle: o contrabando e a informalidade.
Sobre o primeiro, disse que “ocorre principalmente na fronteira seca com o Brasil” contornando os controles sobre a produção desses produtos; e a segunda refere-se à comercialização de leite e produtos industrializados que “não passam pelos canais formais”.
“É uma preocupação muito grande, estamos falando de requeijão, alguns queijos, manteiga e doces de leite”, frisou.
Esclareceu ainda que a produção de queijos artesanais, que em muitos casos é de muito boa qualidade e se processa de acordo com as exigências sanitárias e produtivas, não se confunde com a informal. A informalidade carece de todo controle, enquanto o queijeiro artesanal formal atende aos requisitos necessários, porém não há menos que uma quantidade de litros de leite que se move na informalidade.
A situação regional
O representante do CILU disse que existem realidades “muito diversas” na região, com “a Argentina estagnada na produção como o Chile, enquanto o Brasil tem crescido muito”.
Cada país tem suas peculiaridades com diferentes sistemas de produção que não permitem comparações diretas. O que é um fenômeno regional e global é a perda de produtores, mas “não só para o setor lácteo, mas para toda a produção rural. É uma tendência mundial”, garantiu.
A vantagem do Uruguai é que, por ser um país pequeno, pode aplicar políticas públicas e alcançar resultados rapidamente.
Para produzir mais leite, “novas unidades produtivas devem ser formadas e os jovens são estimulados a fazê-lo” de tal forma que “quando há novos investimentos no setor a produção também é estimulada, não basta colocar as máquinas, é preciso gerar a bacia e os mecanismos de adesão de novos produtores, é isso que nos fará crescer”, e que devem ser “diferentes atores: o Instituto de Colonização, as associações, o setor educacional (Universidade, Utec, UTU ), entre outros.”
As informações são do Portal Lechero, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.