ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Unilever aposta em plant-based no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/10/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

A multinacional anglo-holandesa Unilever, um dos maiores grupos de bens de consumo do mundo, está engrossando a lista de empresas de todos os portes que decidiram apostar no mercado de carnes vegetais no Brasil.

A partir de 17 de outubro, passará a contar com quatro produtos da linha “The Vegetarian Butcher” no país, o 31º a receber as novidades. Conforme antecipou ao Valor, no mercado brasileiro a múlti começará a vender hambúrgueres, nuggets, carne moída e almôndegas produzidos a partir de vegetais inicialmente para o food service.

Idealizados no início dos anos 2000, os produtos da The Vegetarian Butcher têm como base proteína texturizada de soja, óleo de girassol e óleo de coco. A empresa não divulgou projeções de faturamento com a linha, por estar em período de silêncio antes da divulgação de seus resultados trimestrais mais recentes.

No primeiro semestre, a receita global da Unilever foi de € 25,7 bilhões e a companhia registrou lucro de € 3,28 bilhões. Mesmo com os ganhos, a empresa lamentou o baque provocado pela pandemia em seus mercados, e na América Latina o destaque negativo foi o Brasil.

A Unilever comprou a The Vegetarian Butcher, fundada pelo holandês Jaap Korteweg, no fim de 2018. Foi ele o responsável pela idealização da marca e do hambúrguer vegetal que puxou a estreia da linha - em 1998, ano em que Korteweg decidiu se tornar vegetariano, as pesquisas para a criação de um sabor parecido com o de um produto de origem animal, começaram a ganhar corpo. O holandês continua a ter influência sobre os negócios nessa frente e acompanha o desenvolvimento de produtos desde a única planta situada na cidade natal da marca, em Breda.

“Você pega uma empresa [The Vegetarian Butcher] que tem uma excelente ideia e um excelente produto e consegue dar escala - ou seja, acesso dos consumidores. Foi o que a Unilever fez”, diz Ricardo Marques, vice-presidente da múlti no Brasil.

O público-alvo da linha plant-based da Unilever, segundo Marques, são carnívoros e amantes de carne que têm interesse em consumir proteína vegetal. Sob esse guarda-chuva, o foco são aqueles que buscam diminuir o consumo de carne por questões ligadas à sustentabilidade, além de vegetarianos e veganos.

Camille Lau, gerente de marketing da Unilever Food Solutions, explica que o conceito e a tecnologia da marca foram incorporados na Holanda e adaptados no Brasil. “Pretendemos atuar com a venda de porções e outras preparações, como famoso prato feito com carne moída”, disse. A nova linha plant-based da empresa utilizará a capacidade produtiva da parceira Superbom.

No tabuleiro de xadrez que se tornou o lançamento de produtos vegetais no Brasil, um dos maiores mercados consumidores do mundo, a Unilever está definindo seus próximos passos. Entre as concorrentes, as brasileiras Marfrig, Seara e BRF, entre outras grandes empresas, já possuem linhas no segmento. Companhias menores como a Fazenda Futuro, que acaba de reforçar o portfólio com o frango plant-based, também acirram a concorrência na área.

Segundo resultados de uma pesquisa conduzida pelo The Good Food Institute em parceria com o departamento de psicologia da Universidade de Bath, do Reino Unido, o nível de aceitação de carnes vegetais do consumidor brasileiro é elevado. Entrevistas com 1.852 pessoas de 18 a 56 anos e de diferentes classes sociais realizadas entre 10 e 25 de agosto mostrou que 89% provariam carne vegetal, 72% comprariam o produto e mais de 52% substituiriam carnes convencionais por proteínas feitas de plantas com as mesmas características sensoriais, como sabor e textura.

Mas a pesquisa também apontou que o alto custo desses produtos ainda limita as vendas. É nessa frente que a maioria das empresas do ramo trabalha atualmente, uma vez que somente 36,5% das pessoas se mostraram dispostas a pagar mais pelas carnes vegetais.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures