UE-27: produção de leite deve aumentar em 2008
Após atingir seu pico no meio de 2007, os preços domésticos do leite cru na União Européia (UE)-27 e os preços de exportação dos produtos lácteos estão caindo em 2008. Os menores preços do leite, combinados com os maiores custos dos insumos agrícolas, tornam a produção leiteira e o processamento de lácteos menos lucrativo, informou um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (Foreign Agricultural Service - FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Apesar dos menores preços, a produção de leite na UE-27 deverá aumentar em 2008 devido à ampliação da cota de produção e do crescente consumo de produtos lácteos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
Apesar dos menores preços, a produção de leite na UE-27 deverá aumentar em 2008 devido à ampliação da cota de produção e do crescente consumo de produtos lácteos. Entretanto, o aumento na produção não deverá continuar na mesma taxa em 2009 devido à queda nos preços do leite cru e aos menores preços dos produtos lácteos no mercado mundial.
Na primavera e outono de 2008, produtores de Alemanha, Áustria, França, República Tcheca, Polônia e Bulgária protestaram contra a queda nos preços do leite e os maiores custos dos insumos. Os rebanhos leiteiros europeus continuam declinando, embora haja uma contínua melhora genética e maiores rendimentos, além de uma tendência geral em direção a uma maior consolidação da indústria de lácteos.
A crescente produção de leite e o maior consumo doméstico de todos os produtos lácteos, exceto manteiga, deverão aumentar a produção de produtos lácteos em 2008 e em 2009. A produção de queijos deverá crescer em 2008. Entretanto, a competição com outros produtos e o lento aumento das exportações está desacelerando o crescimento na produção de queijos mais do que tinha sido previsto anteriormente. A maior produção de manteiga, combinada com um consumo quase estável e uma redução significante nas exportações em 2008 estão levando ao acúmulo de um excesso de manteiga no mercado da UE e resultando em um crescimento nos estoques privados.
Devido à diferença entre os preços no mercado doméstico e mundial, a ausência de restituições às exportações e à forte competição mundial, as exportações de manteiga e, em particular, de óleo de manteiga, deverão cair em 2008.
A maior demanda mundial está levando a um aumento na produção e exportações de leite em pó integral da UE-27 em 2008 com relação ao nível de 2007. As maiores ofertas de leite são registradas em leite em pó integral à medida que a produção de queijos quase atingiu seu potencial máximo e a margem de lucros na produção de leite em pó desnatado é menor do que na produção de leite em pó integral.
As maiores ofertas de leite deverão somente aumentar levemente a produção de leite em pó desnatado em 2008. Entretanto, a piora nas condições do mercado mundial para os exportadores de produtos lácteos da UE está forçando a indústria a substituir parcialmente os produtos com produtos de maior prazo de validade, como manteiga e leite em pó.
Um moderado aumento da produção de leite em 2009 aumentará a produção de produtos lácteos na UE-27, com exceção de leite em pó integral. O consumo de queijos na UE deverá continuar crescendo em 2009, de acordo com o crescimento da produção. Entretanto, o consumo doméstico de queijos poderá ser afetado pela crise financeira que está ocorrendo na Europa.
A produção de manteiga na UE deverá aumentar somente um pouco em 2009, à medida que a maior produção de leite será usada em sua maioria para a produção de queijos.
A produção de leite em pó desnatado deverá aumentar em 2009 de acordo com as maiores ofertas de leite e maior produção de manteiga. A produção de leite em pó integral deverá declinar em 2009 à medida que as ofertas adicionais de leite cru serão usadas principalmente para a produção de queijos e produtos lácteos frescos.
Até o final de outubro de 2008, a Comissão Européia não interveio no mercado interno e externo. Entretanto, a situação pode mudar no começo de 2009, à medida que as maiores ofertas, combinadas com a menor competitividade dos produtos lácteos europeus no mercado mundial e o estável consumo doméstico, pressionarão fortemente as autoridades européias a construir estoques de intervenção, subsidiar o consumo ou re-introduzir subsídios de exportação.
O relatório completo do USDA pode ser acessado no link: http://www.fas.usda.gov/gainfiles/200810/146296179.pdf.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
UBERABA - MINAS GERAIS
EM 01/11/2008
Atenciosamente,
Ronaldo