UE zera subsídios para queijos e óleo de manteiga

Segundo comunicado da Alliance Commodities, o <i>Management Committee</i> da União Européia, em Bruxelas, determinou ontem (14) o corte total de subsídios para queijos e óleo de manteiga ("butteroil").

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Segundo comunicado da Alliance Commodities, o Management Committee da União Européia, em Bruxelas, determinou ontem (14) o corte total de subsídios para queijos e óleo de manteiga ("butteroil").

A última redução de subsídios para queijos ocorreu em meados de maio, sendo de 28,2%.

Vale lembrar que os subsídios à exportação de leites em pó desnatado e integral, além de leite condensado e alguns produtos lácteos fermentados já estavam zerados há alguns meses.

Segundo a trading, o mercado de lácteos segue com preços firmes, refletindo as ações inéditas de corte de subsídios pela UE.

Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Aluízio Lindenberg Thomé
ALUÍZIO LINDENBERG THOMÉ

FARIA LEMOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/06/2007

Isso significa que os preços estão remunerando os produtores europeus, sendo esse um bom momento político para a retirada dos subsídios, retirada essa tão cobrada pelos países exportadores fora da Comunidade Européia.

Talvez signifique também a expectativa de que os mesmos não baixarão significativamente a ponto de ser necessário o retorno dos subsídios em curto espaço de tempo, pois ao contrário, não se justificaria essa retirada.

Como não houve cumprimento das quotas na maioria dos países europeus, e com a crescente pressão em relação ao problemas ambientais, a sinalização é de que uma página pode estar sendo virada, com a Comunidade Européia ensaiando uma retirada de seu time do campo da exportação de produtos lácteos menos sofisticados, produzindo apenas para consumo interno, aí sim com os outros incentivos ainda em vigência.

Isso porque o mercado é cíclico e quando os preços descerem alguns degraus, os outros países produtores terão produto e custo competitivo.

Luzes mais clara acendem-se no túnel, e passo a confiar e pisar mais firme. Falta pouco para começar a correr... (Mas precisamos cuidar do nosso mercado interno e de nossa imagem institucional).
Qual a sua dúvida hoje?