UE revisará mercado de lácteos em 2008

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A União Européia (UE) fará uma revisão das estratégias utilizadas no setor de lácteos em 2008, com discussões envolvendo questões como preços de intervenção, subsídios de estocagem e cotas de produção de leite.

A comissária da Agricultura da UE, Mariann Fischer Boel, disse na conferência da European Dairy Farmers, que a revisão coincidiria com a avaliação de médio prazo da reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Ela disse que o setor terá que pensar seriamente se vai abolir as cotas de produção de leite, que atualmente estão determinadas para terminar em 2014/15. Além disso, também precisarão avaliar se a intervenção, ou o preço mínimo garantido, para commodities foram determinados nos níveis certos.

Os debates sobre esses assuntos, que já estão controversos, deverão esquentar nos próximos dois anos, na revisão da Comissão Européia.

Algumas discussões argumentam que as cotas de produção de leite têm pouca relevância no setor de lácteos do Reino Unido, que deverá produzir um bilhão de litros a menos que sua cota, de 14 bilhões de litros, em 2008. Por outro lado, em alguns locais do Leste Europeu, as cotas estão muito restritivas.

Boel disse que a Comissão ainda tem a "mente aberta" para a questão das cotas, mas destacou algumas questões cruciais que o Governo e as indústrias de lácteos terão que responder.

Essas questões incluem se as cotas ainda são relevantes aos produtores, se elas se ajustam à iniciativa do Governo de desacoplar os pagamentos ao invés de suporte aos preços, e como as cotas prejudicam seriamente a competitividade dos produtores evitando sua expansão.

Sobre o sistema de intervenção nos preços da UE, Boel disse que o mercado de manteiga deverá se destacar na revisão de 2008. O mercado de manteiga na UE deverá cair para 3,9 quilos per capita em 2012, comparado com 4,2 quilos em 2004, de acordo com previsões da Comissão.

Atualmente existe um excesso de manteiga no mercado da UE, porque os europeus estão comprando menos, e os produtores de fora do bloco europeu estão sendo capazes de vender manteiga para o resto do mundo de forma mais barata. Boel confirmou o problema do excedente, dizendo que o sistema de intervenção da UE para manteiga já está cheio, enquanto permanece vazio para leite em pó desnatado.

A atual reforma da PAC pretende reduzir os preços do óleo de manteiga em 25% nos quatro anos a partir de 2004. Mesmo assim, os produtores europeus ainda ficaram com uma grande distância para serem competitivos fora do bloco.

A Comissão disse recentemente que espera que a produção de manteiga caia em dois milhões de toneladas até 2012, refletindo a pressão para competir com preços mundiais e menor demanda na Europa.

A reportagem é de Chris Mercer, para o site Dairy Reporter.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?