UE: produtores querem mudanças no preço do leite

"Mudanças significativas" são necessárias nas estratégias de fixação de preços do leite por parte dos políticos e indústrias de lácteos da Europa, disse o presidente da Associação Européia de Lácteos (<i>European Dairy Association</i> - EDA), Joop Kleibeuker. Ele disse que a discussão entre produtores, processadores e políticos precisa estabelecer diretrizes claras para garantir uma oferta de lácteos mais sustentável.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

"Mudanças significativas" são necessárias nas estratégias de fixação de preços do leite por parte dos políticos e indústrias de lácteos da Europa, disse o presidente da Associação Européia de Lácteos (European Dairy Association - EDA), Joop Kleibeuker. Ele disse que a discussão entre produtores, processadores e políticos precisa estabelecer diretrizes claras para garantir uma oferta de lácteos mais sustentável. Nos últimos meses, grupos de produtores da Europa estiveram envolvidos em protestos e outras ações para chamar a atenção para suas preocupações sobre os preços que estão recebendo pelo leite.

Kleibeuker disse que embora as atuais reformas na Política Agrícola Comum (PAC) da União Européia (UE) - que são designadas a cortar as medidas de intervenção do Governo na produção de commodities - não possam ser paradas, deve haver espaço para algumas manobras. Ele, então, pediu que as atuais discussões de avaliação da reforma da PAC, denominadas "heatlh check", entre as indústrias e os Ministérios da Agricultura, encontrem a melhor forma para que o corte dos subsídios, previsto para 2015, seja feito de forma suave.

"Depois dos altos preços do ano passado para o leite e commodities, estamos enfrentando níveis muito baixos de preços na cadeia de abastecimento. Estamos chegando próximos aos níveis de intervenção". Kleibeuker sugeriu que todos as partes interessadas precisam avaliar se reconsideram instrumentos de administração do mercado, como Estoques Privados. O esquema foi inicialmente designado para cobrir os custos de estocagem de produtos lácteos, como creme e manteiga, para obtenção de preços melhores depois no mercado, embora o esquema tenha sido eliminado em agosto de 2007 pela Comissão Européia.

Entretanto, no começo deste ano, a Comissária de Agricultura da União Européia (UE), Mariann Fischer Boel, disse que depois de várias considerações, a assistência do Estoque Privado poderá temporariamente retornar à ativa, quando os mercados estiverem confusos. Para alguns, essa confusão no mercado parece já ser realidade, com a EDA alegando que não se sabe a direção clara das mudanças do preço do leite no atual mercado.

A EDA, no entanto, admite que encontrar uma solução única para toda a Europa para fixação de preço do leite - que possa proteger os produtores enquanto garante competitividade para a indústria - pode ser difícil. "A solução depende muito da situação local, que é determinada pelos mercados nacionais individuais".

A reportagem é do Dairy Reporter, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?