A produção de leite nos 25 países membros da União Européia (UE) deverá aumentar em 2007, recuperando-se da queda obtida no ano passado, e podendo alcançar níveis semelhantes aos de 2005, ou seja, 131,5 milhões de toneladas, segundo estimativas do Conselho Britânico de Lácteos. Isso representa um aumento de um milhão de toneladas (0,8%) com relação à produção estimada de 2006.
Como conseqüência, também se prevê um aumento na produção de muitos produtos lácteos em 2007 com relação ao ano anterior. A produção de leite em pó desnatado poderia aumentar em 3,1%, a de queijos, 1,8%, a de manteiga, 1%, e a de leite fluido, 0,5%.
As exportações de leite em pó desnatado poderão aumentar em 50% devido à combinação de mais leite disponível para a indústria e um elevado preço no mercado mundial.
Durante o período entre 2004 e 2007, deve haver um aumento na produção de leite de 1,12 milhão de toneladas. Entretanto, dos produtos lácteos, somente a produção de queijo aumentará, em 6,2%. Isso ocorrerá devido a um aumento do consumo na UE-25, já que as importações e exportações tendem a permanecer estáveis. Ao continuar a redução e eliminação dos mecanismos comunitários de apoio ao mercado, a produção de leite na UE deverá ficar cada vez mais próxima à demanda doméstica.
A reportagem é do site Agrodigital.
UE: produção de leite deve se recuperar em 2007
A produção de leite nos 25 países membros da União Européia (UE) deverá aumentar em 2007, recuperando-se da queda obtida no ano passado, e podendo alcançar níveis semelhantes aos de 2005, ou seja, 131,5 milhões de toneladas, segundo estimativas do Conselho Britânico de Lácteos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.