Os altos preços do leite pagos pelos processadores e consumidores está estimulando os produtores europeus a suprir a crescente demanda pelo produto, de acordo com um relatório recente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O USDA disse que apesar de uma queda estimada de 0,9% no tamanho do rebanho leiteiro da União Européia (UE) em 2007, os declínios foram amenizados em função dos maiores preços do leite e melhores cotas de produção. O potencial benefício da expansão do rebanho leiteiro no bloco europeu poderá aliviar as preocupações da indústria sobre os custos.
Os rebanhos leiteiros deverão expandir em uma série de mercados, como Alemanha, União Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), Península Ibérica, com progressos significativos em novos países membros como a Polônia, de acordo com o USDA.
Apesar das estimativas de que o rebanho continuará declinando em 2008, a melhora nos preços e o aumento proposto de 2% nas cotas de produção leiteira levará mais produtores nos novos estados membros a investirem na criação bovina. No geral, esta tendência ajudará a reviver os setores de leite e carne, disse o relatório.
Ainda existem alguns desafios que poderão afetar quaisquer potenciais benefícios para a indústria de lácteos do maior rebanho. O sorotipo 8 do vírus da doença da língua azul se expandiu rapidamente no bloco durante 2007, ameaçando os rebanhos. Entretanto, o relatório do USDA acrescenta que a Comissão Européia deverá começar um programa de vacinação de rebanhos em risco de contaminação em todos os estados membros infectados para controlar melhor a doença. A reportagem é do Dairy Reporter.
UE: preços em alta seguram queda em rebanho leiteiro
Os altos preços do leite pagos pelos processadores e consumidores está estimulando os produtores europeus a melhor suprir a crescente demanda pelo produto, de acordo com um relatório recente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O USDA disse que apesar de uma queda estimada de 0,9% no tamanho do rebanho leiteiro da União Européia (UE) em 2007, os declínios foram amenizados em função dos maiores preços do leite e melhores cotas de produção.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.