O empresário holandês, Albert de Haan, está planejando lançar a primeira bolsa de futuros de leite da Europa neste ano, diante da liberalização do mercado leiteiro europeu. "Agora é a hora de começar a negociar contratos futuros de leite", disse o empresário à Reuters.
À medida que a desregulamentação do setor na União Européia (UE) avançar, os preços do leite deverão flutuar mais, criando uma oportunidade para comprar e vender futuros, disse Haan. "Os contratos futuros permitirão aos fornecedores um rendimento seguro". A Chicago Mercantile Exchange é agora conhecida como um centro de comercialização de leite.
Hann, que também é diretor da plataforma comercial de emissão da European Climate Exchange, disse que a companhia matriz, Climate Exchange, estaria interessada em comprar uma posição acionista na nova bolsa de futuros de leite. O diário econômico holandês, Het Financieele Dagblad, disse que o grupo financeiro Rabobank também estaria interessado numa posição acionista. Um porta-voz do Rabobank disse que o banco expressou interesse em contratos futuros de leite, mas ainda não decidiu sua estratégia.
UE: leite poderá ter a primeira bolsa de futuros
O empresário holandês, Albert de Haan, está planejando lançar a primeira bolsa de futuros de leite da Europa neste ano, diante da liberalização do mercado leiteiro europeu.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
CARLOS ALBERTO LAUDARES SILVA
GUAPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/06/2008
Será que haverá grandes mudanças para o produtor?