UE: lácteos com valor agregado devem ganhar mercado
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Os queijos deverão ser os grandes vencedores das reformas da PAC, com a produção em toda a União Européia (UE) devendo aumentar de quase um milhão de toneladas para 9,2 milhões até 2012. O leite em pó desnatado, por sua vez, deverá seguir o caminho contrário, com a produção devendo cair de 1,3 milhão de toneladas por ano em 2003 para 944 mil em 2012. A produção de leite deverá permanecer no nível atual de 145 milhões de toneladas por ano.
Várias grandes empresas do setor, incluindo Arla Foods e Campina, disseram que será necessário compensar os efeitos da reforma da PAC e se manter competitivas no mercado mundial.
A UE fez um acordo com outros grandes blocos comerciais em recentes negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) prometendo abolir seus subsídios às exportações para commodties, como manteiga e leite em pó, até 2013 - enquanto outros países tomarão medidas equivalentes. As reformas da PAC já envolvem cortes de preços para essas commodities, com o preço da manteiga previsto para cair em um quarto.
O relatório da Comissão, entretanto, reitera que existe dinheiro para ser aplicado em produtos com maior valor, especialmente queijos. A Comissão informou que o consumo de queijos por pessoa nos 25 países membros da UE poderá aumentar de 17 quilos em 2004 para 18,3 quilos em 2012, ajudado pelo crescimento projetado de 32% no consumo entre os países que entraram depois no bloco.
A reportagem é do site Dairy Reporter.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.