UE: greve de produtores se espalha para outros países

A ameaça de greve geral em protesto aos baixos preços pagos pelo leite está se espalhando em toda a Europa, à medida que os produtores de leite expressaram sua frustração com os menores lucros e maiores custos de produção, jogando seu leite fora. Centenas de milhares de litros de leite foram usados para alimentar bezerros ou jogados nos campos após os produtores alemães terem liderado o boicote na semana passada.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

A ameaça de greve geral em protesto aos baixos preços pagos pelo leite está se espalhando em toda a Europa, à medida que os produtores de leite expressaram sua frustração com os menores lucros e maiores custos de produção, jogando seu leite fora. Centenas de milhares de litros de leite foram usados para alimentar bezerros ou jogados nos campos após os produtores alemães terem liderado o boicote na semana passada.

Desde terça-feira passada, os produtores alemães escolheram descartar seu leite em suas fazendas ao invés de enviar ao mercado, em uma tentativa desesperada de forçar aumento nos preços. O valor recebido pelo leite caiu em 30% nos últimos seis meses, enquanto os custos de produção aumentaram cerca de 8%.

A Associação de Produtores de Leite da Alemanha, que representa cerca da metade dos 64 mil produtores de leite do país, reivindica um preço de 40 a 45 centavos de euro (62,23 a 70,01 centavos de dólar) por litro, mais que os atuais 27 a 30 centavos de euro (42 a 46,67centavos de dólar). A Associação tem estimulado greve por tempo indeterminado.

Na Holanda, cerca de 60% dos produtores de leite participaram de um boicote completo de distribuição, muitos jogando fora seu leite em suas terras. Na Áustria, a união de produtores de leite IG Milch, pediu que seus membros fornecessem às indústrias somente metade do leite que deveriam fornecer. Na região de Zurique, na Suíça, as entregas caíram cerca de dois terços.

Os produtores de leite dos outros países não permitiram que fosse desviado leite para a Alemanha para cobrir o desfalque. Na França, os produtores ameaçaram usar tratores e outros veículos agrícolas para bloquear as fazendas que tentassem desviar leite à Alemanha. "Estamos compartilhando da raiva e das preocupações uns dos outros", disse o presidente da Organização de Produtores de Leite da França, Jean-Louis Naveau.

Embora os produtores europeus admitam que as medidas possam ser muito duras, disseram que é a única forma de exercer pressão nos supermercados e nas indústrias para garantir que os produtores tenham uma maior porcentagem no preço do leite. Os produtores que se recusaram a participar da greve foram obrigados a enviar seu leite às indústrias à noite para não provocar manifestações nos grevistas.

Com as entregas de leite na Alemanha caindo de 30% a 50%, as lojas deverão começar a sentir os efeitos da greve em breve. Alguns supermercados reportaram que os consumidores alemães estão comprando leite para estocar com medo da situação, particularmente leite longa vida e leite em pó.

Porém, especialistas disseram que o boicote na entrega de leite provavelmente não terá um grande efeito na UE como um todo, devido à sobre-oferta de leite que levou à redução nos preços. O preço do leite vinha sendo estimulado pelas cotas de produção da UE, que mantém o negócio funcionando, o que não aconteceria sem as cotas, segundo eles.

O presidente da União de Produtores Rurais da Alemanha, Gerd Sonnleiter, admitiu que os produtores de leite "não serão capazes de sustentar sua greve para sempre". No entanto, ele disse que estão mandando uma importante mensagem aos consumidores. "A raiva e os medos existenciais dos produtores de leite são enormes e estão cada vez mais entrando na consciência dos consumidores".

A reportagem é do Guardian.co.uk.

Em 03/06/08 - 1 Euro = US$ 1,55591
0,64271 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

jose enock castroviejo vilela
JOSE ENOCK CASTROVIEJO VILELA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/06/2008

Enquanto as FAEGs forem dominadas pelo corporativismo e representantes de sindicatos que não representam a grande maioria dos produtores regionais e as camaras setoriais não serem representadas por pessoas realmente voltadas às atividades correspondentes, jamais chegaremos a esta situação que dignifica o setor produtivo. Toda entidade somente deveria existir se tivesse pelo menos 60% dos produtores da região.
FLAVIO AGUIAR
FLAVIO AGUIAR

APARECIDA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/06/2008

No artigo:
Empresas fidelizam produtores de leite com vantagens
http://www.milkpoint.com.br/?noticiaID=45374&actA=7&areaID=50&secaoID=165#cartaID29394
Está muito bem explicado é só tomarmos cuidado pra não chegar nesta situação e não teremos que ficar contra os laticínios ou indústrias ou empresas.
Evitar esta situação é o melhor.
davi ezequiel barreto
DAVI EZEQUIEL BARRETO

SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/06/2008

O que falta p/ara a gente é este tipo de atitude; não basta reclamar e sim tomar uma atitude certa de mostrar nosso valor.
Estêvão Domingos de Oliveira
ESTÊVÃO DOMINGOS DE OLIVEIRA

CAÇU - GOIÁS

EM 05/06/2008

Espero que nós possamos aprender com erros dos outros.

Estêvão
Produtor de leite
Fatima Cristina Ferreira Saulytis
FATIMA CRISTINA FERREIRA SAULYTIS

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/06/2008

Este é um exemplo para nós brasileiros de que a união e a organização de um setor faz a força e seu exemplo ultrapassa as barreiras culturais entre os povos.
Aroldo Augusto Martins
AROLDO AUGUSTO MARTINS

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/06/2008

Isso sim é atitude de quem realmente é produtor. Infelizmente aqui temos "tirador de leite". Vamos rever os conceitos...
renato calixto saliba
RENATO CALIXTO SALIBA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/06/2008

Será que um dia teremos no Brasil essa união e faremos pressão nos laticínios e nos supermercados? Tamara que sim!
Evandro Freire Lemos
EVANDRO FREIRE LEMOS

PASSOS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/06/2008

Que sirva de lição para nós, produtores de leite no Brasil.
Evandro,
Produtor de Leite.
Qual a sua dúvida hoje?