UE: Google mostra destino dos subsídios agrícolas

Por meio da tecnologia e da internet, qualquer pessoa agora pode saber para onde vão os bilionários subsídios europeus. O Google e um grupo de ativistas, o <i>Farm Subsidy</i>, mapearam quem recebe a ajuda estatal para produzir alimentos na Suécia.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Por meio da tecnologia e da internet, qualquer pessoa agora pode saber para onde vão os bilionários subsídios europeus, segundo notícia do Estado de S.Paulo. O Google e um grupo de ativistas, o Farm Subsidy, mapearam quem recebe a ajuda estatal para produzir alimentos na Suécia e concluíram que muitos dos recipientes dos recursos não vivem no campo, mas sim em grandes cidades e mesmo no centro da capital do país. A experiência inaugurada na Suécia será ampliada para toda a região.

Os mapas mostram todas as fazendas que, desde 2000, receberam subsídios para a produção agrícola. No total, 7 bilhões de euros foram distribuídos somente na Suécia. O instrumento permite saber o nome da pessoa que recebeu os subsídios, por quanto tempo e o valor.

Clique aqui e conheça o mapa das fazendas que recebem subsídios.

Nos próximos meses, os demais governos europeus serão obrigados a romper o sigilo e divulgar quem são os fazendeiros que recebem os recursos. Em muitos casos, porém, o dinheiro vai para empresas multinacionais que não querem ser identificadas como beneficiárias.

Países como Inglaterra e Suécia estimam que a UE deveria cortar de forma dramática a ajuda a um setor que representa apenas 4% da população economicamente ativa. Mas a França, que presidirá o bloco a partir de julho, já deixou claro que vai resistir a qualquer proposta de corte de subsídios.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Gustavo Juñen
GUSTAVO JUÑEN

PUNTA DEL ESTE - MALDONADO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 13/06/2008

El ciudadano europeo,que paga impuestos:¿sabrà que come màs subsidios que alimentos?
Manoel Jonas Figueira de Oliveira
MANOEL JONAS FIGUEIRA DE OLIVEIRA

BELÉM - PARÁ - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 07/06/2008

Não faço idéia do quanto o Brasil poderia ganhar numa relação comercial mais equilibrada, mas penso que seriam extraordinariamente gigante os avanços.
Qual a sua dúvida hoje?