O Instituto de Economia Agrícola (LEI) da Universidade de Wageningen, na Holanda, realizou um estudo sobre o sistema de cotas de produção de leite na União Européia (UE), segundo reportagem do site Agrodigital. As conclusões do estudo são que as Organizações Comuns dos Mercados Agrícolas (OCM) de leite e produtos lácteos entrou em uma fase de mudanças. O estudo considera que o sistema de cotas, que funciona na UE há 25 anos, pode ter deixado de ser interessante para o setor.
As cotas lácteas poderiam deixar de ser interessantes para a renda dos produtores de leite à medida que os preços de intervenção (pagos pelo Governo) no setor venham caindo e se aproximando dos níveis do mercado mundial. O estudo diz que o preço do leite na UE poderia baixar até 15%. Neste caso, poderia ser conveniente suprimir de forma antecipada e súbita o regime de cotas em 2009, ao invés de em 2015.
O estudo comparou as situações "com" e "sem" cotas em um cenário hipotético e estima que alguns produtores poderiam obter benefícios de uma súbita supressão do sistema de cotas em 2009. Esses produtores ampliariam sua empresa no futuro e, além disso, no caso dos Países Baixos, a abolição unilateral e antecipada das cotas evitaria os custos adicionais das mesmas.
UE: estudo prevê eliminação de cotas em 2009
O Instituto de Economia Agrícola (LEI) da Universidade de Wageningen, na Holanda, realizou um estudo sobre o sistema de cotas de produção de leite na União Européia (UE), segundo reportagem do site <i>Agrodigital</i>.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.