As discussões sobre o comércio mundial e a comunicação sobre os benefícios dos produtos lácteos para a saúde foram os principais tópicos da discussão realizada na reunião entre a European Dairy Association (EDA) e a Comissão Européia na semana passada.
OMC
A EDA reiterou que a União Européia (UE) tem feito sacrifícios suficientes para manter as negociações sobre o comércio mundial, sendo levada a se comprometer a retirar todos os subsídios de exportação até 2013. A EDA disse que aceitou que isso significa que a UE terá que contar mais com produtos de valor agregado nos próximos anos, mas disse que a possibilidade de exportar esses produtos depende do maior acesso a vários mercados, como EUA, Canadá e Japão.
Saúde
Com relação à saúde, a EDA pediu o apoio da Comissão Européia e dos governos dos Estados Membros na promoção dos benefícios dos produtos lácteos à saúde.
A Associação comemorou as novas regras de rotulagem de alimentos da UE, que permitirão que sejam mencionadas declarações referentes à nutrição e saúde nos rótulos dos produtos, ainda que sob estritas condições.
O grupo levantou preocupações com informações sobre possíveis efeitos negativos dos produtos lácteos que estão sendo divulgados, dizendo que estudos apóiam a hipótese de que os produtos lácteos são benéficos para reduzir a osteoporose, a diabetes e a obesidade.
A reportagem é do site Dairy Reporter.
UE discute comércio e benefícios do leite para a saúde
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

NELSON FERREIRA
SETE LAGOAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 13/06/2006
Cada vez mais o apelo nutricional e o benefício à saúde estão presentes em nosso dia-a-dia. O segmento de leite e derivados é de altíssimo valor agregado, e uma ótima opção como alimento funcional. A matéria mostra a preocupação européia, a qual deve ser de todos nós também.