UE: Comitê aprova aumento voluntário de 2% na cota

As cotas de produção de leite nos Estados Membros da União Européia (UE) poderão aumentar em 2% em uma base voluntária a partir de 1 de abril de 2008. Há a possibilidade de equilibrar esse aumento entre os estados que excedem suas cotas e aqueles que não usam suas cotas completamente para evitar penalidade aos países que ultrapassarem a cota. O compromisso foi proposto pelo Comitê de Agricultura do Parlamento Europeu na terça-feira (26) para lidar com o aumento na demanda nos mercados internacionais e com as diferentes situações dos produtores da UE.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As cotas de produção de leite nos Estados Membros da União Européia (UE) poderão aumentar em 2% em uma base voluntária a partir de 1 de abril de 2008. Há a possibilidade de equilibrar esse aumento entre os países que excedem suas cotas e aqueles que não usam suas cotas completamente para evitar penalidade aos países que ultrapassarem a cota. O compromisso foi proposto pelo Comitê de Agricultura do Parlamento Europeu na terça-feira (26) para lidar com o aumento na demanda nos mercados internacionais e com as diferentes situações dos produtores da UE.

De acordo com as informações divulgadas pelo site do Parlamento Europeu, para suprir a crescente demanda na UE e nos mercados mundiais, a Comissão recentemente propôs um aumento nas cotas de produção de leite de 2% em todos os Estados Membros a partir de 1 de abril, o que representaria um potencial de 2,84 milhões de toneladas adicionais para o ano de 2008/2009 sobre o atual volume de 145,7 milhões de toneladas.

Apesar de a maioria dos parlamentares europeus ter apoiado o princípio do aumento para capacitar o setor de lácteos da UE a aproveitar as novas oportunidades nos mercados mundiais, alguns membros temem que um aumento uniforme de 2% resulte em menores preços pagos aos produtores, que já estão com dificuldades em um ambiente onde as cotas são subutilizadas em muitas regiões.

Desta forma, o compromisso adotado pelo Comitê de Agricultura permitirá que os Estados Membros aumentem suas cotas de produção em 2% só se quiserem. Além disso, para o ano de 2008/2009, os excedentes (produção acima da cota) somente terão que ser pagos se ainda houver excedente de produção na UE inteira, após um processo de balanço entre os estados que excederam suas cotas e aqueles que a subutilizaram.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?