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UE: Comissão Europeia aloca 200 milhões de euros para promover produtos agroalimentares

A Comissão Europeia anunciou uma iniciativa no valor de 200,9 milhões de euros (US$ 221,3 milhões), que será usada em 2020 para financiar a promoção de produtos agroalimentares da UE dentro e fora do bloco.

O programa de políticas de promoção para 2020 foi projetado para ajudar o setor a tirar proveito do mercado global em expansão, bem como conscientizar sobre qualidade, incluindo produtos orgânicos, e ajudar os produtores afetados por perturbações do mercado. Os setores elegíveis da política incluem laticínios, queijo, azeitonas de mesa, azeite e vinhos.

Segundo a Comissão Europeia, € 118 milhões (US$ 130 milhões) serão destinados a campanhas que buscam mercados com alto potencial de crescimento fora da UE, incluindo Canadá, China, Japão, Coreia, México e Estados Unidos. As iniciativas selecionadas visam aumentar a competitividade e o consumo de produtos agroalimentares da UE, bem como sua participação no mercado destes países.

Enquanto isso, na UE, o foco será a promoção de uma alimentação saudável e o aumento do consumo de frutas e vegetais frescos. Conforme descrito no programa, as campanhas informarão os consumidores da UE e do mundo sobre os vários esquemas e rótulos de qualidade, como indicações geográficas ou produtos orgânicos. As campanhas também destacarão os altos padrões de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares da UE.

A Comissão Europeia afirmou que 100 milhões de euros (US$ 110,15 milhões) serão atribuídos a programas simples, enquanto 91,4 milhões de euros (US$ 100,68 milhões) serão destinados a multiprogramas.

O comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural Phil Hogan disse: “Nossa política de promoção com um orçamento cada vez maior ajuda os produtores a divulgarem seus produtos na UE e fora dela, mas também a enfrentar dificuldades de mercado, aumentando o conhecimento sobre seus produtos. Os acordos comerciais em vigor também criam condições para aumentar suas exportações para mercados de alto crescimento. A recente conclusão do acordo bilateral UE-China sobre indicações geográficas é mais um exemplo do trabalho da comissão para criar oportunidades para produtores e produtos da UE de alta qualidade.”

Uma grande variedade de órgãos, incluindo organizações comerciais, organizações de produtores e grupos agroalimentares responsáveis por atividades de promoção, são elegíveis para solicitar financiamento e enviar suas propostas.

As informações são do FoodBev.com, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Em 27/11/19 - 1 Euro = US$ 1,10157

                           0,90779 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

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