UE: Balança comercial positiva no setor de lácteos

O setor de lácteos da União Européia (UE) exporta mais do que importa produtos lácteos em todas as categorias, segundo mostram os últimos dados do <i>Eurostat</i> sobre as relações comerciais da UE em 2005.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O setor de lácteos da União Européia (UE) exporta mais do que importa produtos lácteos em todas as categorias, segundo mostram os últimos dados do Eurostat sobre as relações comerciais da UE em 2005.

De acordo com o site Agrodigital, no caso da manteiga e outras gorduras lácteas, o balanço entre exportações e importações foi positivo, de 220 mil toneladas, em 2005. Foram exportadas 294 mil toneladas e importadas apenas 72 mil toneladas. Os principais mercados foram Rússia (10%), México (8,5%) e Marrocos (8,5%). Quanto às importações, 90% procederam da Nova Zelândia.

Quanto ao leite e produtos de leite, o saldo foi também positivo e maior, de 1,12 milhão de toneladas. As exportações chegaram a 1,18 milhão de toneladas. Os principais destinos das exportações (36% do total) foram Arábia Saudita, China, Rússia, Argélia, Nigéria e Emirados Árabes. Quanto às importações, quase três quartos foram provenientes da Suíça.

Com relação aos queijos, o saldo foi de 335 mil toneladas. Em 2005, foram exportadas 431 mil toneladas das quais 25% foram aos Estados Unidos (100 mil). Outros destinos importantes foram Rússia, Japão, Suíça, Arábia Saudita e Argélia. Quanto às importações, que foram de 96 mil toneladas, os principais fornecedores foram Suíça (41%), Nova Zelândia (22%) e Austrália (17%).

Quando ao leite em pó desnatado, o saldo foi de 121 mil toneladas. As exportações chegaram a 125 mil toneladas, tendo como principal destino a Indonésia. As importações foram de somente quatro mil toneladas e quase metade procediam da Suíça
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?