ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uberaba/MG: documento com reivindicações do setor lácteo é entregue a Blairo Maggi

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/02/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
O Sindicato Rural de Uberaba recebeu ontem (13/02) o Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. Ele visitou Uberaba/MG para participar da 1ª Conferencia Internacional da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), com o foco no Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza através da Agricultura

No período da tarde, o Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento esteve reunido na sede do SRU, com parlamentares, entidades de classe, empresários, dirigentes de sindicatos, cooperativas e associações de produtores rurais ligados à cadeia produtiva do leite. Na pauta, foram discutidas as principais reivindicações da agricultura, pecuária e agroindústria da região para melhorar a situação da pecuária leiteira. 

blairo maggi - SRU

Com os custos elevados de produção, falta de políticas públicas específicas para o setor e oscilações de mercado que inviabilizam a gestão da atividade, o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges Júnior, em cerimônia realizada na sede da entidade, leu e entregou um documento com um quadro atual da situação da atividade leiteira de Uberaba e no Brasil, além de apontar possíveis soluções para o desenvolvimento do setor lácteo. Segundo Romeu, a situação precisa ser discutida porque é preocupante o futuro da atividade leiteira no país.

“Discutir a cadeia produtiva do leite é de suma importância para a segurança alimentar e a permanência de homens e mulheres no campo. Sem investimentos no setor, teremos ainda mais o êxodo rural e a extinção da atividade, principalmente de pequenos e médios produtores. Precisamos buscar soluções e tentar levar às famílias rurais assistência técnica, modernização, implantação de tecnologias, gestão, renda e todos esses tópicos estão no documento que entregamos ao ministro”, explicou o presidente do SRU, Romeu Borges Júnior.

sru - Blairo Maggi

Estiveram presentes no evento o Prefeito de Uberaba Paulo Piau; o Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Deputado Federal Marcos Montes; o Secretário de Política Agrícola do MAPA Neri Geller; Rodrigo Alvim, Presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA; o Presidente da ABCZ Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges; o presidente da Certrim - Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro, Luiz Henrique Borges Fernandes, além de diversos representantes dos poderes executivo e legislativo, sindicatos rurais, cooperativas e associações de produtores rurais.

Para o Ministro Blairo Maggi, todas as questões repassadas pelo sindicato serão analisadas por equipes do MAPA e muitas delas poderão ser implantadas com maior rapidez, como é o caso da sugestão sobre linhas de créditos específicas para a atividade. Ainda segundo Maggi, questões sobre as possíveis irregularidades na importação de leite em pó já estão sendo investigadas. Para ele, a melhor forma de melhorar a situação da cadeira produtiva do leite é aumentar a produção nacional. Em termos de indústria, a existência de uma política de preços médios mais duradouros, para que as grandes oscilações deixem de existir. “Enquanto os preços não forem remuneratórios, não há entusiasmo e ninguém quer ficar em uma atividade que não gere dinheiro”, disse ele.

O ministro ainda ressaltou a importância da aproximação entre governo e população.
“Desde que cheguei ao Ministério tenho ido ao encontro das cadeias produtivas para conversar, passar o dia e entendê-las. Como agrônomo, tenho a obrigação de conversar com os segmentos e sentir na pele o que cada um pensa e o que deseja e, depois, claro, dentro das políticas de governo, tomar as decisões mais sensatas e corretas para ajudar. Estar no sindicato rural é conviver com quem produz e ouvir reclamações e elogios". 

As informações são da SRU, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint. 
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXANDRE DUARTE

SANTO ANASTÁCIO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/02/2017

espero mesmo que d e fato as importaçoes sejam investigadas e suspensa .pois nao adianta o governo capacitar, dar dinheiro barato ao produtor se endividar e depois passar a rasteira no produtor importando leite e derrubando o preço do leite no pais

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures