ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tradicional queijaria de Capão Alto recebe o Selo de Inspeção Municipal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/01/2021

1 MIN DE LEITURA

0
1

O Queijo Artesanal Serrano (QAS) produzido pelo casal Salete e José Machado, de Capão Alto, agora pode ser comercializado na região que compreende a Associação de Municípios da Região Serrana (Amures). Isso é possível porque o empreendimento desses agricultores recebeu, no final de novembro de 2020, o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Segundo José Machado, a Epagri foi uma grande incentivadora para que eles permanecessem na atividade, pois antes de existir uma lei específica para a produção e comercialização de QAS, o produtor havia pensado em abandoná-la devido às dificuldades para comercializar um produto à margem da legislação. Para ele o processo de legalização veio para melhorar a produção e a comercialização.

Foto: Divulgação/Epagri

O queijo do casal Machado é muito conhecido na Região Serrana pela qualidade, o que rendeu aos agricultores prêmios em concursos regionais e nacionais. A extensionista rural da Epagri em Capão Alto, Ana Paula Schlichting, relata que a Epagri participou de todo o processo de legalização, através de sensibilização, apoio, orientação técnica, capacitações e visitas de acompanhamento a propriedade.

“Com certeza o SIM de Capão Alto para o Queijo Artesanal Serrano J Machado representa o reconhecimento do trabalho da família, que preza pela qualidade do produto. O casal sempre esteve junto da Epagri nas ações realizadas para o resgate, a valorização e a legalização desse produto tão importante para a Região Serrana”, comemora.

De acordo com Ana Paula, o queijo do casal Machado é muito conhecido na Região Serrana pela qualidade, o que rendeu aos agricultores prêmios em concursos regionais e nacionais. Para a extensionista, o diferencial desses produtores está no saber-fazer que foi transmitido pelos pais de ambos, que fazem queijo há mais de 40 anos na Granja Três Lagoas, localidade de Vigia.

Capão Alto está localizado no Planalto Serrano Catarinense, região mais fria do Brasil. Conheça o município no vídeo a seguir e entenda a importância do Queijo Artesanal Serrano para os agricultores familiares.

As informações são do Epagri.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures