Top 100 MilkPoint: veja o novo estudo sobre os maiores produtores de leite do Brasil

O site MilkPoint finalizou o levantamento Top 100 2009 - base 2008, que reúne os 100 maiores produtores de leite no ano passado. A pesquisa desse ano contou com o apoio da Nutron Alimentos, da Elanco Saúde Animal, Kera Nutrição Animal, GEA Farm Technologies e CRV Lagoa.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 13
Ícone para curtir artigo 0

O site MilkPoint finalizou o levantamento Top 100 2009 - base 2008, que reúne os 100 maiores produtores de leite no ano passado. A pesquisa desse ano contou com o apoio da Nutron Alimentos, da Elanco Saúde Animal, Kera Nutrição Animal, GEA Farm Technologies e CRV Lagoa.

O Top 100 desse ano traz também o ranking dos 10 melhores produtores em produtividade por área e por vaca/dia, cujo intuito é procurar agregar, além do volume, índices que indiretamente possam contribuir para que se conheça a eficiência dos produtores.

Das raças utilizadas pelos 100 maiores produtores, a holandesa manteve-se como a principal em 2008 (56,58%). Houve aumento da predominância de girolando e mestiços, sendo utilizados em 31,78% das propriedades.

A maior parte dos produtores (70%) pretende aumentar a produção em 2009. Outro aspecto verificado pelo levantamento é que o número de laticínios compradores do leite dos 100 maiores manteve-se estável, com 45 estabelecimentos.

Abaixo, as principais conclusões do levantamento. Para ler o relatório completo, clique aqui.

• Os 100 maiores produtores em 2008 produziram, em média, 5,67% a mais do que os 100 maiores de 2007. O aumento foi próximo ao resultado do ano passado (5,25% sobre 2006).

• Em 2009, 70% dos produtores do Top 100 pretendem aumentar a produção, número inferior ao obtido no ano passado, 81%. Entre os 100 maiores, 25% pretendem manter a produção, número superior ao obtido em 2008 (17%), ao passo que 5% dos produtores pretendem diminuir a produção, número maior que o verificado no ano passado, quando nenhum dos produtores reportou a intenção de reduzir a produção.

• Diferente do ano passado, quando nenhum produtor manifestou o interesse em parar com a atividade, neste ano um produtor reportou essa intenção.

• O sistema de produção de maior ocorrência entre as 100 maiores é o confinamento total dos animais, com 44%, muito próximo, mas ultrapassando, os 42% dos produtores que utilizam o semi-confinamento, que no ano passado, teve 47% de prevalência. O uso de sistemas baseados em pastagens manteve-se com apenas 14% das propriedades.

• A média de produção dos rebanhos confinados foi de 29,30 kg/dia. No semi-confinamento foi de 21,80 kg/dia e em sistemas de pastagens, 19,30 kg/dia.

• Das 13 novas fazendas que entraram no Top 100 2009, 6 utilizam o sistema semi-confinado, 4 possuem o sistema confinado e 3 predominantemente pastagens.

• A raça holandesa, com 56,58% das indicações, continua sendo a principal raça utilizada, porém diminuiu sua participação, sendo seguida pelo girolando e mestiços, com 31,78%. Jersey, Gir e Pardo-Suíço também foram citadas. Dentre os 100 maiores produtores, 25% utilizam mais de uma raça em sua propriedade, considerando a utilização tanto de raças puras quanto cruzadas.

• Minas Gerais é o principal estado produtor de leite e continua líder no número de fazendas, tendo diminuído a sua participação em comparação ao ano anterior, passando de 45% para 42%. São Paulo verificou queda, ficando com 11%, contra 13% do ano passado. O Paraná mantém firme a segunda posição, com 27%. Poucas modificações ocorreram nos outros estados.

• A média geral de produção por vaca (não ponderada) é de 24,80 kg/vaca/dia, variando de 10 a 39,0 kg/vaca, refletindo amplas variações nos sistemas de produção adotados. A região de Ponta Grossa, no Paraná, concentrou os melhores resultados, com 11 propriedades entre as 12 melhores médias.

• O número de laticínios que adquiriram o leite dos Top 100 manteve-se igual ao do ano passado, totalizando 45 estabelecimentos.

• A produtividade por área (considerando toda a área dedicada à atividade), em média, foi de 18.682 litros/ha/ano, variando de 791 a 52.097 litros/ha/ano.

Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 13
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Tiago Pacheco Rios
TIAGO PACHECO RIOS

ITABERABA - BAHIA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 17/06/2009

Estes informes do MilkPoint são uma grande ferramenta de trabalho. Creio que deveriam na verdade é expandir este conhecimento através de maior divulgação de seus informes na internet.
Douglas Batista Peixoto
DOUGLAS BATISTA PEIXOTO

ITABAIANA - SERGIPE - ESTUDANTE

EM 20/03/2009

O artigo está de parabéns! Temos que produzir alimento e o leite é o principal, posso dizer assim, sem dúvida. O leite é a base de praticamente todos os alimentos industrializados ou não que consumimos. Entra na receita do doce de leite caseiro, nos biscoitos, nos pães, nos achocolatados, nos iogurtes, manteigas, margarinas, nos vários tipos de queijo que consumimos. Além de tomarmos puro ou com o velho e bom café! Enfim, o leite é mais que alimento, é nutriente. Espero que continuemos crescendo e melhorando a qualidade, que é outro problema em todo o Brasil. Mas isso é assunto de outro momento.

Então, bons negócios para todos e bebam leite! Parabéns produtor brasileiro! Abraços!
Bruno Soares
BRUNO SOARES

POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/03/2009

Realmente a equipe MilkPoint merece os parabéns de nós produtores de leite. São um dos poucos que nos levam a sério neste país e investem seu trabalho em pesquisas de alto nível como essa. Tenho certeza que vocês fariam um ótimo trabalho realizando também o Top 100-Estadual nós principais estados produtores de leite. Tenho certeza que também será um sucesso!

Grato.
Regislaine
REGISLAINE

TRÊS PONTAS - MINAS GERAIS

EM 19/03/2009

Parabéns pelo trabalho.
FRANCISCO DE PAULA GOMES
FRANCISCO DE PAULA GOMES

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/03/2009

Parabéns pelo trabalho. Esta é a realidade da nossa pecuária!
Antonio Sergio da Silva
ANTONIO SERGIO DA SILVA

LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/03/2009

Que tal fazer esse top 100 por estado? Quem sabe assim eu entraria, produzo 1700 litros no Ceará.
Cezar Santucci Filho
CEZAR SANTUCCI FILHO

CURITIBA - PARANÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 10/03/2009

Parabéns!

Marcelo Sbicigo de Freitas
MARCELO SBICIGO DE FREITAS

RESTINGA SECA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/03/2009

Parabéns pelo belo trabalho.
Nos dá alguns parametros para trabalharmos a campo.
O RS deve prabalhar muito para fazermos parte deste cenário.
Maurício Soares Pancieri
MAURÍCIO SOARES PANCIERI

TOMÉ-AÇU - PARÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 02/03/2009

Pesquisas como esta retratam a realidade e direcionam a pecuária leiteira para um caminho em direção ao aumento progressivo de produtividade.
Alexander Neves Zuquim
ALEXANDER NEVES ZUQUIM

ARCOS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/03/2009

Parabéns pelo trabalho de pesquisa. É um retrato da Pecuária Leiteira.
Helvecio Oliveira
HELVECIO OLIVEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 26/02/2009

Parabenizo ao excelente trabalho de levantamento de dados. Seria muito enriquecedor se obtivessemos a margem líquida por ha ou ainda o retorno sobre o capital semifixo. Bom também ver entrarem no ranking fazendas que produzem a pasto, o que mostra que este sistema de produção é também competitivo, sobretudo se disponibilizados os indicadores citados.

Helvécio
Jose Heli Dias Pereira
JOSE HELI DIAS PEREIRA

SÃO LOURENÇO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/02/2009

Muito bom este artigo. Dá uma ideia geral do sistema leiteiro brasileiro, com tudo que é necessario: produção/hectare/ano, raças, sistemas com suas medias, e outros mais.
Haulivers Oliveira Hauers
HAULIVERS OLIVEIRA HAUERS

BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/02/2009

Um trabalho, muito bem elaborado. Estão todos de parabens. É de grande valia todo o conteudo (de norte a sul) temos gente que acredita na potencia deste Pais. É claro, sem a presença do governo.
É com o leite que alimentaremos estas (6500) crianças que nascem todos os dias no Brasil. Se queremos ter futuro, é so ver esta população no ano 2019 (de 01 a 10 anos de idade)

Haulivers Hauers
Qual a sua dúvida hoje?