ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

TO: Ações para melhoramento genético do rebanho se intensificam pelo interior

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/07/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
O melhoramento genético do rebanho tocantinense é foco de ações do Governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. No primeiro semestre de 2012, cerca de mil vacas de leite foram inseminadas e este número subirá com novas ações em Santa Tereza do Tocantins, a 86 km de Palmas. O trabalho dos técnicos da Seagro começa nesta segunda, dia 30, com visitas a sete propriedades inscritas, seleção das matrizes e aplicação de hormônios nas vacas.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Claúdio Lobato, na IATF - Inseminação Artificial por Tempo Fixo - após dez dias da aplicação de hormônios, as fêmeas devem ser inseminadas e a equipe da Seagro retornará às propriedades para a finalização do processo. "O projeto já inseminou mais de 13 mil matrizes leiteiras desde o início da sua implantação, em 2005", comentou Lobato.

A Seagro custeia o laboratório móvel de melhoramento genético e os técnicos que realizam as inseminações. Os produtores ficam responsáveis pelo exame de brucelose e pela aquisição do sêmen. "O custo fica bastante reduzido já que a Seagro disponibiliza os técnicos e os hormônios para a realização da IATF - Inseminação Artificial por Tempo Fixo, facilitando o investimento do produtor em tecnologia", explica Cláudio Lobato.

De acordo com o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, o projeto de melhoramento genético é um dos poucos do País desenvolvido pelo Governo Estadual. "As ações vêm transformando a realidade de muitos pequenos produtores, que vêem sua produtividade aumentar significativamente com o melhoramento dos animais", explicou.

Próximas ações

Entre os dias 06 e 12 de agosto, a equipe de melhoramento genético da Seagro estará na região do Bico do Papagaio. Seis municípios (Luzinópolis, São Bento, Cachoeirinha, Angico, Santa Terezinha e Nazaré) serão beneficiados com mais de 250 protocolos de IATF. A meta é inseminar aproximadamente dois mil e quinhentos animais até o final de 2012.

Projeto

Para participar, o produtor deve apresentar comprovantes de vacinação do rebanho e de exames, além de mencionar o peso, a idade das matrizes e informar sobre a questão sanitária e nutricional do rebanho. O projeto está sendo executado em parceria com outras propostas como: Balde Cheio (Sebrae), Desenvolvimento de Gado de Corte (Sebrae), DRS Leite (Araguaína) e do Território do Bico do Papagaio. O produtor que tiver interesse deve procurar o escritório do Ruraltins em seu município ou a Seagro, em Palmas.
A matéria é de Andressa Figueiredo, da Seagro, adaptada pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures