ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

'Temos que arrumar recursos' , diz ministra

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/11/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou ontem que “precisa arrumar mais recursos” para o financiamento do setor produtivo, mas não indicou se conseguirá um aporte extra de verba para o crédito rural oficial junto à equipe de Paulo Guedes. O pedido é para resolver o que chamou de “bom problema”, causado pelo desembolso acelerado de crédito do Plano Safra 2020/21 e o esgotamento precoce de diversas linhas de investimentos.

Ela disse que a elevada rentabilidade da temporada pode fortalecer a aplicação de recursos próprios no campo. Já a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reforçou a reivindicação de maior previsibilidade, com um plano de mais longo prazo.

“O Plano Safra foi um sucesso, tanto que as linhas praticamente já foram quase todas tomadas. É um bom problema. Precisamos arrumar mais recursos para que os produtores trabalhem e possam investir cada vez mais no seus negócios” disse Tereza Cristina durante um evento on-line com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

Nesta semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltou a suspender os pedidos de financiamentos do Moderfrota, principal linha para aquisição de máquinas e implementos agrícolas, por conta do nível de comprometimento dos recursos. O Ministério da Agricultura disse que não vislumbra a possibilidade de remanejamentos de valores nos programa, pois o fluxo está forte em todas as categorias.

Diante desse cenário, a ministra conta com o bom momento do agronegócio para viabilizar novos investimentos. “Os preços estão bons, tomara que o produtor ganhe muito dinheiro. Nem sempre o lucro fica com o produtor, mas se ficar é bom porque ele investe recursos próprios no negócio e traz mais robustez ao agronegócio” destacou ela.

O presidente da CNA, João Martins, voltou a mencionar a proposta de criação de um Plano Safra Plurianual como solução para a previsibilidade de políticas públicas e recursos para financiamento do setor. “Estamos trabalhando em um projeto plurianual de safra, a ministra já tem conhecimento. Assim o produtor vai saber o que vai acontecer no ano seguinte e o governo poderá ter a expectativa do produtor também. Que seja um indicador de políticas públicas e de recursos”, afirmou no mesmo evento.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures