A situação da taxa de câmbio do dólar frente a outras moedas, como o euro, está convertendo os Estados Unidos em um importante competidor no mercado mundial de lácteos. Sua presença não pode ser ignorada, pois a evolução dos preços domésticos nos EUA irão influenciar no mercado mundial, segundo estimativas da European Dairy Farmers.
Os preços favoráveis de lácteos nos EUA têm levado os produtores a aumentar suas expectativas. Em janeiro, o número de vacas aumentou em 15 mil em relação ao mês anterior e em 120 mil em comparação com janeiro de 2007, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A previsão de aumento da produção do país em 2,7% neste ano, para 86,5 bilhões de litros, pode ainda ser revisada em função do aumento dos custos com alimentação do gado e um declínio natural dos preços de lácteos ao longo do ano.
O ano passado foi o primeiro ano desde 1993 em que a balança comercial de lácteos dos EUA foi positiva. No total, as exportações aumentaram 60,9% em valor frente a 2006. Um dos fatores fundamentais para esse crescimento foi a taxa de dólar favorável aos EUA.
As informações são do site Agrodigital
Taxa de câmbio favorece exportação de lácteos dos EUA
A situação da taxa de câmbio do dólar frente a outras moedas, como o euro, está convertendo os Estados Unidos em um importante competidor no mercado mundial de lácteos. Sua presença não pode ser ignorada, pois a evolução dos preços domésticos nos EUA irão influenciar no mercado mundial, segundo estimativas da <i>European Dairy Farmers</i>.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
ESTÊVÃO DOMINGOS DE OLIVEIRA
CAÇU - GOIÁS
EM 13/03/2008
Olha o gigante adormecido!