Registros de 63 agrotóxicos que haviam sido liberados pelo Mapa em setembro são suspensos

O juiz federal Luís Praxedes Vieira da Silva, da 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Fortaleza (CE), suspendeu na terça-feira o registro de 63 agrotóxicos que haviam sido liberados pelo Ministério da Agricultura em 17 de setembro. registro de 63 agrotóxicos que haviam sido liberados pelo Ministério da Agricultura em 17 de setembro.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O juiz federal Luís Praxedes Vieira da Silva, da 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Fortaleza (CE), suspendeu na terça-feira (19) o registro de 63 agrotóxicos que haviam sido liberados pelo Ministério da Agricultura em 17 de setembro.

Continua depois da publicidade

O pedido de suspensão foi feito no fim de setembro, em ação popular protocolada pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE). Procurado para reportagem, o Ministério da Agricultura disse que ainda não foi notificado da decisão e que “oportunamente, irá analisar as medidas cabíveis”.

Na ação popular, o deputado disse ter se manifestado em “defesa de interesses difusos próprios da cidadania”, motivado “pelo alto grau de toxicidade e de periculosidade dos agrotóxicos em questão”.

Continua depois da publicidade

Studart argumentou que muitos dos produtos liberados são proibidos em outros países. Ele defende a necessidade de proteção “aos direitos fundamentais, ao ambiente e à saúde humana, sobretudo no que se refere à alimentação saudável”.

Neste ano, o número de agrotóxicos registrados disparou. O Ministério da Agricultura liberou 325 registros em 2019, incluindo os 63 agora suspensos (56 deles são produtos genéricos e sete inéditos).

As informações são do Valor Econômico.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?