Susanne Clausen, Dinamarca: segurança alimentar

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Susanne Clausen (Danish Cattle Federation, Dinamarca) abordou em sua palestra no 9º Congresso Pan Americano de leite a preocupação dos consumidores com a segurança alimentar.

Susanne disse que há uma tendência de aumento da renda dos consumidores na maioria dos países, em diferentes níveis. E, na parcela dos consumidores de alta renda observada na Dinamarca, há um número cada vez maior de pessoas que desejam produtos produzidos em harmonia com a natureza.

Na Dinamarca, segundo Susanne, mais de 20% do consumo de leite é relacionado ao produto orgânico, e ainda, há uma previsão de aumento de vendas desse tipo de produto, o que vem alertando os produtores dinamarqueses quanto à produção da commodity, visando também os bons tratos dos animais.

Além da segurança alimentar, é observada uma preocupação dos consumidores quanto ao modo da produção do leite - o bem estar animal, como o conforto, a alimentação, o tratamento, enfim, toda a estrutura oferecida em uma fazenda leiteira.

A segurança alimentar é motivo de preocupação devido principalmente às doenças contagiosas de animais para humanos, e doenças em geral. Além disso, há uma crescente preocupação com as plantações transgênicas, permitidas recentemente, e que ainda confundem o consumidor quanto aos seus efeitos à saúde.

De acordo com Susanne, a Dinamarca exporta cerca de um terço da sua produção para a Europa (70%), Oriente Médio, ente outros países, e a expectativa é de aumento de exportação dinamarquesa de leite orgânico principalmente para a Alemanha.

Esse assunto alertou o setor leiteiro quanto às expectativas futuras no consumo mundial. A preocupação com a segurança alimentar, bem como com todo o processo de produção de um alimento ainda abrange pequena parte dos consumidores brasileiros, mas é certamente uma tendência para os próximos anos. Além do alerta às expectativas do mercado interno, o assunto também serviu para mostrar ao setor exportador as exigências e os padrões do consumo europeu, e como isso tem se tornado relevante nos últimos tempos.

Aline Barrozo Ferro, Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Jaime Victor Ferreira Brum
JAIME VICTOR FERREIRA BRUM

CURITIBA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/09/2006

No mercado de produtos lácteos do Brasil é necessário uma maior fiscalização sobre a venda de produtos lácteos, seja em grandes instituições, sejam nas nossas tradicionais feiras livres, além de outros pequenos estabelecimentos, com o objetivo de garantir a qualidade e segurança alimentar dos produtos lácteos fornecidos aos nossos consumidores.
Tereza de Castro Guinart
TEREZA DE CASTRO GUINART

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 11/08/2006

Os consumidores precisam estar atentos na aquisição de alimentos, adquirir alimento de origem conhecida é muito importante. Os produtos de origem animal sempre devem ser inspecionados pelos órgãos competentes e os consumidores deveriam se preocupar em só comprar este tipo de alimento, lembrando-se que o alimento precisa aparesentar segurança.
Qual a sua dúvida hoje?