ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Supermercados não convencem CPI de Goiás

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/11/2001

2 MIN DE LEITURA

0
0
Ontem, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa de Goiás que investiga a crise do setor lácteo ouviu representantes dos supermercados Carrefour, Marcos, Tatico, Moreira, Alô Brasil e Bretas, na tentativa de apurar denúncias de que o segmento trabalha com margens exorbitantes de lucratividade. O relator da comissão, deputado Agenor Curado, admitiu, no final das audiências, entretanto, que os depoentes negaram praticamente todas as acusações colhidas contra os supermercados, principalmente os grandes, desde a instalação da CPI, em setembro.

Segundo Curado, os depoimentos dos diferentes supermercados foram muito parecidos, "como se todos os depoentes tivessem acabado de sair da mesma escolinha." Ele destaca que, pelos depoimentos dos executivos, conclui-se que seus supermercados trabalham no vermelho nas operações com lácteos, pois mesmo quando admitem margens positivas em alguns derivados, argumentam que visam tão-somente repor as perdas com a comercialização do leite longa vida. "Mas vamos ver se provam tudo isso na documentação que terão de encaminhar à CPI, incluindo notas fiscais de compra e de venda de leite e derivados."

Curado esclarece que a documentação exigida dos supermercados permitirá que a comissão estabeleça comparações das margens de lucros dos supermercados nos meses imediatamente anteriores à crise do setor lácteo (junho, julho e agosto), e no período de funcionamento da CPI, desde setembro. Ele diz que também não se deu por satisfeito com a negativa dos supermercados de que exigem bonificações das indústrias sob forma de um percentual dos produtos adquiridos, cujos valores são utilizados para bancar promoções de venda e campanhas publicitárias dos respectivos estabelecimentos.

O diretor do Carrefour, Odair Silvério da Silva, admitiu a existência das bonificações, que até classificou como "muito comuns", mas negou que elas sejam impostas como condição para a aquisição de produtos. "Sempre que há problemas de competitividade nós negociamos essas bonificações com os nossos fornecedores." Silva ressaltou que essas bonificações são repassadas ao consumidor na forma de promoções.

O diretor do Supermercado Marcos, Antônio Henrique Xavier, usou a mesma argumentação de Silva, e disse ainda que trabalha com prejuízo na comercialização do leite longa vida. Segundo ele, o supermercado trabalha com margem bruta de 5% a 10% no caso do leite longa vida, e com até 30% no queijo mussarela. Ele alegou que, como seus custos operacionais são da ordem de 21%, a comercialização do leite fluido resulta em prejuízo, que é reposto no todo ou, em grande parte, pela margem obtida na comercialização do queijo mussarela. Segundo Xavier, no geral, a comercialização de lácteos - como dos demais produtos da cesta básica - não rende lucro ao supermercado, "servindo mais como chamariz para o consumidor."

Para Curado, independente da maior ou menor rapidez na apuração dos fatos, a CPI já começa a apresentar frutos concretos, como a sinalização de uma ligeira recuperação de preços do leite e um maior empenho das indústrias e das autoridades para implementar as exportações de produtos lácteos. Outro aspecto positivo destacado pelo parlamentar foi a decisão de vários laticínios de anunciar com 30 dias de antecedência quanto pagará ao produtor pelo leite in natura.

Fonte: O Popular/GO (por Edimilson de Souza Lima), adaptado por Equipe MilkPoint


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures