O anuário Anualpec 2005, editado pelo Instituto FNP, aponta que, no Estado de São Paulo, o rebanho de caprinos e ovinos teria passado de 64.900 e 257.400 cabeças, respectivamente, em 1996, para 82.100 cabeças de caprinos (aumento de 26,5%) e 324.700 cabeças de ovinos (aumento de 26,1%) em 2005.
E nem com esse crescimento, a demanda está sendo suprida. "Só em São Paulo e região metropolitana seriam necessários, porém, pelo menos 3 milhões de animais para suprir a demanda", afirmou o presidente da Capripaulo, Vicente Antonio Ribeiro, com base em estudo feito conjuntamente pela entidade e o Sebrae.
No Vale do Paraíba a associação tem 18 associados, com rebanho de 6 mil animais. Para Ribeiro, o Vale do Paraíba tem vocação natural para a caprinocultura. "São pequenas áreas e o valor agregado do leite de cabra é muito grande. Basta ter interesse", afirmou.
A resistência dos pecuaristas de bovinos e o manejo inadequado são desafios a serem enfrentados pelos novo segmento. As informações são de João Carlos de Faria para o Suplemento Agrícola do O Estado de S.Paulo.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ANTONIO FARIA
MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE
EM 23/11/2008
Gostei muito, pois pretendo inicar uma pequena criação de cabras, as informações aqui prestadas foram úteis para que possa ir adiante com o meu projeto.