Os produtores de leite de Piracicaba/SP tem enfrentado um início de ano ruim por conta da queda nos preços. Segundo o gerente da Coplac (Cooperativa de Produtos Lácteos), Fernando Sturion Codo, a queda nos valores tem se acentuado no chamado "período das águas", quando as chuvas são mais constantes e fazem os pastos cresceram mais rapidamente. "A demanda não tem correspondido à oferta e o resultado é a queda dos preços para os produtores", destaca.
"Este panorama faz com que exista uma defasagem alta na relação entre investimento e retorno para o produtor de leite. Vamos dizer que o ideal seria o produtor vender o litro de leite a R$ 0,70. Atualmente estamos longe disso, com valores que chegam a apenas R$0,55/litro", declara Codo. O gerente explica que há uma série de fatores variáveis embutidos na formação dos preços. "Embora os preços estejam baixos, o custo da produção continua subindo, o que tem tornado a vida do produtor complicada".
Codo destaca que o objetivo é criar alguma campanha de marketing que mobilize o consumo pelo leite e os produtos derivados na região de Piracicaba. "Há, ainda, um déficit no consumo lácteo do qual as pessoas precisam se conscientizar", diz. Ele se refere a dados do Ministério da Saúde que demonstram que o brasileiro deveria consumir, em média, 200 litros de leite por ano, seja na forma fluida ou na de produtos lácteos. No entanto, o consumo médio no país é de cerca de 120 litros por habitante/ano, número muito aquém do recomendado. "As qualidades do produto seriam potencializadas, para que as pessoas entendessem a necessidade de consumo lácteo", afirmou.
A Coplac reúne atualmente 34 produtores de leite da região de Piracicaba.
A matéria é de Felipe Rodrigues, publicada na Gazeta de Piracicaba/SP, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
SP: Coplac planeja criar campanha de marketing
Os produtores de leite de Piracicaba/SP tem enfrentado um início de ano ruim por conta da queda nos preços. Segundo o gerente da Coplac (Cooperativa de Produtos Lácteos), Fernando Sturion Codo, a queda nos valores tem se acentuado no chamado "período das águas", quando as chuvas são mais constantes e fazem os pastos cresceram mais rapidamente. O objetivo da cooperativa é criar alguma campanha de marketing que mobilize o consumo pelo leite e os produtos derivados na região de Piracicaba.
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RENATO CALIXTO SALIBA
BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 03/02/2009
A iniciativa de fazer marketing é a salvação. Quando vejo marketing de sucos, refrigerantes ,cerveja agua mineral e agua de mesa, bebidas alcoolicas , fico pensando que o consumidor paga R$ 3,50 em 2 litros de refrigerante, R$ 2,00 em 1,5l de agua mineral, R$ 3,50 em uma garrafa de cerveja, e quando paga R$1,50 em um litro de leite em saquinho e R$2,00 em um litro de leite em caxinha , o consumidor acha caro e reclama. So por falta de informação, se tivesse acesso a informação correta iria rir a toa e ver que leite é o que existe de mais saudavel e barato. JÁ pensou Kaká fazendo propaganda de leite, Pelé fazendo propaganda , Oscar do basquete, Felipe Massa tomando leite. O consumo de leite e produtos lacteos teria um aumento fantastico, não tenho duvida disso.