Com a meta de desenvolver projetos estratégicos para o setor leiteiro de São Paulo, começa em maio a segunda fase do Mapeamento e Quantificação da Cadeia do Leite, desenvolvido pelo Programa de Estudos e Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa/USP). Segundo o levantamento, o sistema agroindustrial do leite movimentou US$ 66,3 bilhões em 2004.
Conforme o estudo, conhecido como Tomografia do Leite, São Paulo produziu 1,74 bilhão de litros de leite e consumiu cerca de 7,61 bilhões de litros, ou seja, 32,4% da produção brasileira. Ainda segundo o estudo, o estado foi responsável por 45% do consumo de leite UHT; 31,2% do iogurte e cerca de 33% dos queijos produzidos no país.
"Hoje estamos em quinto lugar e tudo indica que entre 2007 e 2008 perderemos a posição para Santa Catarina se não for revertido o quadro na crise da pecuária paulista", assegurou o produtor e presidente da Associação dos Produtores de Leite do Estado de São Paulo, Marcello Moura Campos.
Segundo ele, em 1997, a indústria paulista de leite era a segunda do ranking nacional em processamento, com 17% da produção, e continua na mesma posição, mas com uma queda produtiva de 2%. "A nossa indústria, porém, começou a buscar leite em outros estados, por causa dos incentivos fiscais".
O levantamento possibilita, na opinião do ex-secretário de Agricultura de São Paulo, Duarte Nogueira, mapear as bacias leiteiras e a tecnologia usada pelos produtores e pela indústria, além de levantar como é feita a comercialização; o impacto do custo São Paulo e do custo Brasil, sobre a produção e as formas de financiamento.
Para o presidente da Câmara Setorial, Antonio Julião Bezerra Damazio, o estudo mostra a importância do agronegócio do leite. "Com esses dados, poderemos nos organizar e alcançar melhores resultados."
As informações são de Beth Melo para o Suplemento Agrícola do O Estado de S.Paulo.
SP: começa segunda fase da Tomografia do Leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.